Notícias

Confira quem participou da cavalhada católica de Atibaia

Por   | 

   267ª-Cavalhada-4 267ª-Cavalhada-5267ª-Cavalhada-7267ª Cavalhada reúne fé e tradição em Atibaia

Prefeitura publicou decreto, no início de dezembro, com regras rígidas para garantir um evento organizado e seguro

Nesta quinta-feira (26) aconteceu a 267ª Cavalhada de Atibaia em louvor a Nossa Senhora do Rosário 2019 – “Festividade do Ciclo Natalino”. O evento contou com carros de boi, charretes, amazonas e cavaleiros em cortejo pelas vias do município, com destaque para o Largo do Rosário, onde houve a benção dos participantes pelo Padre José Aparecido de Souza “Padre Cido”.

Para garantir que mais uma edição da Cavalhada transcorresse de forma organizada e segura, preservando os munícipes e zelando pelo bem-estar animal, a Prefeitura da Estância de Atibaia disponibilizou diversas equipes e serviços para atuação antes, durante e após o evento, como, Secretaria de cultura, Coordenadoria dos Direitos e Defesa Animal, fiscalização de diversos departamentos, trânsito, limpeza de vias e Guarda Civil Municipal. Além do apoio da Polícia Militar, Ambiental e Civil e da Rota das Bandeiras. O Poder Executivo novamente estipulou regras rígidas para a realização da Cavalhada.

267ª Cavalhada reúne fé e tradição em Atibaia

No início do mês a Prefeitura publicou, na edição nº 2149 (de sábado, 7 de dezembro) da Imprensa Oficial Eletrônica da Estância de Atibaia – IOE, o Decreto n.º 9.034/19, que tratou da normatização e fiscalização da 267ª Cavalhada de Atibaia. O decreto instituiu normas de conduta e disciplina dos participantes e de fiscalização sobre trânsito, meio ambiente, zoonoses, vigilância sanitária, comércio e demais setores.

267ª Cavalhada reúne fé e tradição em Atibaia

Desde 2013 a Administração Municipal tem atuado, dentro de suas prerrogativas, para oferecer o amparo necessário à realização da Cavalhada. Por isso, a Prefeitura ajuda na organização do evento, publica o decreto que traz o seu disciplinamento e presta todo o apoio necessário no percurso, com o objetivo de garantir que a Cavalhada ocorra sem transtornos à população, sem maus-tratos aos animais e de forma segura aos espectadores e participantes.

A Cavalhada de Atibaia em louvor a Nossa Senhora do Rosário é considerada um patrimônio cultural do município, integrante das festividades do Ciclo Natalino. Seu primeiro registro datado é do ano de 1.752, e hoje a Cavalhada está, inclusive, prevista no calendário oficial de eventos da cidade, já que é uma manifestação popular com origem religiosa, folclórica e cultural, tradicional no município.

Você deve estar logado para comentar Login

Deixe um comentário