Notícias

Chega ao fim a carreira politica do ex-prefeito Saulo! – Quem herdará o espólio?

Por   | 

Nem milagre reverte a decisão da Justiça

De forma avassaladora a confirmação colegiada, ontem pelo STJ, pegou de surpresa toda região e em especial o grupo político do ex-prefeito Saulo Pedroso. Ratificada a decisão pelo Pleno do Tribunal, esta impede qualquer candidatura nas próximas duas eleições, fora alguns casos ainda sob júdice, que fazem naufragar qualquer ambição política futura para o até então ambíguo e barulhento candidato. Saulo e a cidade souberam da informação através do nosso blog. E a notícia caiu como uma BOMBA em todo meio político. A pergunta que não quer calar é “quem herdará o espólio?”, uma vez que muitos se acham em condições de absorver a herança.

Três postulam o lugar no páreo: Silvino Cintra, Simone Cardoso e Lucas Cardoso. Mas será que há consenso com o nome de Simone, que não foi tão bem assim no teste das urnas ? Ou mesmo do segmentado Lucas ? Ou do próprio Silvino Cintra ? Registre-se que Saulo e Silvino chegaram ao desentendimento, já que o prefeito de Piracaia não quis apoiar Simone nas últimas eleições federais. Fabiano Lima está fora do jogo devido aos graves fatos discutidos no Poder Judiciário em ações incrivelmente bem elaboradas que mais parecem ter o dedo de Gaecos.

A saída de Saulo do jogo abre um vácuo político enorme, difícil de ser superado e desestrutura tudo – e todo o grupo.

SANTIAGO PODERIA OCUPAR O ESPAÇO

Roberto Santiago embora seja o decano, está reticente mas é um nome mais experiente. Sua eventual decisão, que no momento parece remota, pode depender de um alinhamento e composição com a eleição estadual de governador. Dificilmente recusaria uma imposição de seu aliado e amigo pessoal Marcio França. Por hora seu nome está fora de contexto.

Por outro lado Emil ONO se vê livre da faca no pescoço – já que o ex-prefeito se torna game over – ou seja, carta fora do baralho. Até mesmo os cargos de primeiro-escalão acordados por Saulo não fazem mais sentido serem mantidos, uma vez que tudo deverá ser reconversado. Os acordos eram com Saulo, e não com Simone, LUCAS ou Silvino. O único com condições reais, estofo e habilidade de recomposição seria como dito acima, Roberto SANTIAGO, que há tempos retirou seu nome do cenário, e atua com voz de decisão, confortável e sem exposição, nos bastidores. A situação desesperadora de Saulo, que foi levado às cordas pela Justiça, implicará em novos desdobramentos ainda mais bombásticos, que não terão muita chance em foro superior. Saulo se reduziu a um empresário, ou um ótimo Cabo Eleitoral, já que a condenação, quando transitada em julgado, lhe tira o direito até de votar. Emil ONO sai da marcação cerrada e se torna a bola da vez, como a nova liderança. Mas entre a mãe de suas filhas ou outro nome, Saulo possivelmente optará por Simone, que também tem seus méritos mas não chega a ser unanimidade, principalmente entre mulheres. O eventual apoio de Emil ao Lucas também é incerto. Não parece existir a mesma sinergia e dinâmica que existe entre Lucas e Saulo.

AMIZADE SÓLIDA: EMBORA NO PÁREO, FALTA VIVÊNCIA AO LUCAS CARDOSO

A TRAJETÓRIA

Saulo vinha COMO UM TRATOR, fugindo do estilo tradicional dos políticos e fomentando desafetos em diversas áreas. Pavimentou um caminho sem levar ninguém ao seu lado, impossível de ser percorrido por qualquer outro. Não há um nome na região que se aproxime de sua capacidade de articulação. No momento em que a notícia da iminência da perda de seus direitos políticos era veiculada por nosso blog COM EXCLUSIVIDADE, Saulo participava já como candidato a deputado de uma live bem ao seu estilo: agressivo e deselegante, sem contudo citar nomes, atacou lideranças regionais.

Chegou a citar a palavra “curral eleitoral” para se referir aos votos da região BRAGANTINA. Esse temperamento do ex-prefeito Saulo, subestimando os meros mortais, que mais parece viver no mundo ilusório de uma eterna competição de pista de Jóckey, aplaudido pelas centenas de comissionados e ‘enturmados’ das alas secretas que permeiam o poder municipal, pode ter atrapalhado E MUITO seus planos e projetos.

O advogado Dr. NICOTRA, nova liderança do Partido NOVO, batizado por Saulo de forma infantil e tola de “Dr. Nicotina”, gravou um vídeo revelando que o ex-prefeito havia contratado um ex-diretor do STJ como seu advogado, para lhe defender no tribunal. O vídeo foi encaminhado por muitos às mais diversas esferas de Brasília, inclusive do Poder Judiciário, CNJ e MP.

Todos os que foram pautados por Saulo responderam aos ataques no mesmo patamar. Não há ilegalidade na contratação, mas em Brasília as notícias voam. Além dos Tribunais, o vídeo foi parar nas principais redações das rádios, jornais, TVs, revistas e blogs do país que, evidentemente, questionaram junto ao tribunal sobre eventual impedimento do ministro, com uma enxurrada de questionamentos, ao mesmo tempo em que aguardavam o deslinde do processo para eventualmente veicularem notícias sobre o caso.

EMIL SAI FORTALECIDO E SE DESCOLA DA SOMBRA E INGERÊNCIA DO EX-PREFEITO. TAKAO ONO ERA UM CRÍTICO FEROZ DA CONDUTA DE SAULO

EX-ALIADO E HOJE DISTANTE DE SAULO, DEPUTADO CHEDID SE RECICLA, AMPLIA LIDERANÇA REGIONAL E LIBERA MORADIAS

Deputado Edmir Chedid respondeu com trabalho na região inteira

TRAGÉDIA ANUNCIADA

Ao mesmo tempo em que, de fato o ex-prefeito de destacou na gestão da cidade, alargou ruas, asfaltou, fez e aconteceu, criou inimigos como poucos políticos fazem. Menosprezou adversários, fomentou brigas desnecessárias, descartou ex-assessores, etc. Agora, como revés, sente o golpe fatal em sua carreira política. Há noticias de que ilustres advogados se debruçam sobre o caso, na tentativa de protelar o trânsito em julgado da decisão, quer seja através de embargos, extraordinário ao STF (que, segundo os juristas, deveria ter sido interposto junto com o recurso ao STJ, mas não o foi), ou uma improvável e aventureira ação desconstitutiva, mas as chances de sucesso são praticamente ZERO diante dos precedentes que envolvem este caso, e da robusta e bem fundamentada decisão já proferida pelo TJSP, que prevaleceu diante do entendimento dos Ministros do STJ, mesmo com o recurso do advogado DE PONTA contratado pelo ex-prefeito.

O erro do Saulo foi ter ficado no varejo de questões menores, implicância pessoal e uma forma desonrosa e debochada, hostil até ao se referir aos seus críticos, que não necessariamente seriam seus inimigos. Do que adiantou emagrecer, se vestir de forma alinhada e plantar cabelos ? Seja lá quem ocupe o espaço do Saulo, ninguém estará no mesmo patamar de popularidade.

Sua ousada estrutura intermunicipal acaba de ser desmontada, como o verdadeiro castelo de cartas de Alice.

Fernando Lorenzetti

Jornalista e colunista social. Passou por vários veículos de Imprensa, e atua como profissional de mídia, em redes sociais e no mercado editorial de revista. Por 10 anos assinou a coluna social do jornal Diário do Povo, em Campinas. Trabalhou na revista Metrópole do Correio Popular de Campinas, onde também pilotou o programa de TV " Festa, com Fernando Lorenzetti ", na Band, Rede Bandeirantes de Televisão. O jornalista colaborou com os mais importantes veículos de comunicação do país. Está no Instagran: @lorenzettifernando

Você deve estar logado para comentar Login

Deixe um comentário