Notícias

Deputado Chedid enaltece trabalho de equinoterapia grátis

Por   | 

Prefeitura de Bragança Paulista inova e oferece equipe multidiciplinar para equinoterapia. Mais de 70 pacientes se encantam na atividade lúdica e apaixonante. Deputado Edmir Chedid elogia a iniciativa

O líder político e representante da região bragantina deputado Edmir Chedid, a cada dia mais comprometido com as cidades do entorno, salienta em suas redes sociais a importância de uma nova atividade oferecida pela Prefeitura de Bragança Paulista. Trata-se de um serviço de terapia equina para deficientes. É que a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e em parceria com a Associação Beneficente São Lucas, oferece – isso mesmo – serviços GRÁTIS de Equinoterapia a pessoas com deficiência ou necessidades especiais. Os atendimentos são realizados no Parque Dr. Fernando Costa (Posto de Monta).

Para participar o usuário deve ter encaminhamento para a equoterapia e laudo médico explicando a necessidade do atendimento, seja por alguma deficiência ou a fim de reabilitação. O interessado deve entregar a documentação na Associação São Lucas, onde é feito o cadastro. Também é solicitado RG, CPF ou certidão de nascimento, comprovante de residência, declaração escolar (para estudantes) e lista de medicamentos, aos que utilizam. O fone da associação é 11 – 40337934.

O trabalho é desenvolvido de segunda a sexta-feira. Na segunda é realizado treinamento dos animais, banho e manutenção dos equipamentos e de terça a sexta feira acontecem os atendimentos. São disponibilizados quatro horários de atendimento no período da manhã e quatro à tarde, cada horário de atendimento são realizados até três atendimentos simultâneos, com duração de 50 minutos, com intervalos entre uma sessão e outra.

“Utilizamos a montaria e o movimento tridimensional do cavalo para promover ganhos nos aspectos físico, psicológico e social do praticante, além de utilizar atividades de manejo, cuidados e preparo do animal para estimular o seu desenvolvimento, de acordo com a necessidade de cada indivíduo.” falou Flora Sampaio, Psicóloga da Equoterapia.

No município de Bragança Paulista a equipe é formada por duas psicólogas, quatro fisioterapeutas, uma pedagoga, um equitador, uma auxiliar administrativa e um auxiliar geral. Para a Equoterapia é recomendado que se tenha uma equipe multidisciplinar para abranger todas as áreas que o praticante de Equoterapia precisa para seu desenvolvimento. Desde 2017, o serviço já realizou 14,5 mil atendimentos, em que 72 pessoas fazem uso deste importante serviço.

Foto: Arnaldo Alves / AEN.
FOTO SECOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE BRAGANÇA PAULISTA

Reportagem aqui no blog pode incentivar outras prefeituras e fazer procura pelo tratamento aumentar. Deputado Edmir Chedid elogia equipes envolvidas na iniciativa da Prefeitura de Bragança Paulista para melhoria da qualidade de vida e reabilitação de pacientes

Fernando Lorenzetti

Jornalista e colunista social. Passou por vários veículos de Imprensa, e atua como profissional de mídia, em redes sociais e no mercado editorial de revista. Por 10 anos assinou a coluna social do jornal Diário do Povo, em Campinas. Trabalhou na revista Metrópole do Correio Popular de Campinas, onde também pilotou o programa de TV " Festa, com Fernando Lorenzetti ", na Band, Rede Bandeirantes de Televisão. O jornalista colaborou com os mais importantes veículos de comunicação do país. Está no Instagran: @lorenzettifernando

Você deve estar logado para comentar Login

Deixe um comentário