Notícias

Prefeitura de Bragança Paulista homenageia atletas que vivem na cidade

Por   | 

Bragança Paulista esteve em Tóquio: Prefeitura realiza ato solene em homenagem aos atletas e técnicos que escolheram a cidade para viver

Durante os meses de julho e agosto, a população mundial pode conferir e torcer pelos atletas durante as Olimpíadas de Tóquio 2020. Mesmo em meio a pandemia da Covid-19, o Brasil teve o melhor desempenho da história das Olimpíadas, conquistando 21 medalhas, sendo sete ouros, seis pratas e oito bronzes. Bragança Paulista foi representada do outro lado mundo com sete atletas em diferentes modalidades. 

Para enaltecer, agradecer e demonstrar toda gratidão a eles, nesta quinta-feira (19/08), a Prefeitura realizou um ato em homenagem, com entrega de Cartão de Prata e das Comendas Ignácia da Silva Pimentel e Antônio Pires Pimentel, aos atletas e técnicos que escolheram Bragança Paulista para viver e que participaram da Delegação Brasileira dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. 

Os atletas que representaram o município foram: Claudio Luiz Rodrigues Parisi Leonel –  Futebol (Medalha de Ouro); Augusto Dutra da Silva Oliveira – Salto com Vara; Andressa de Oliveira Morais – Lançamento de Disco; Darlan Romani – Lançamento de Peso; Geisa Arcanjo –  Lançamento de Peso e Disco; Felipe Vinicius dos Santos – Decatlo; Altobeli Santos da Silva – Prova 3000 com obstáculos e 5000 metros. E os técnicos: Clodoaldo Lopes do Carmo – técnico do atleta Altobeli; Edemar Alves dos Santos – técnico do atleta Felipe; Everton Luiz Ribeiro e Julian Baloy Mejias Silva – técnicos da atleta Andressa.

Por meio do Decreto nº 3.689/2021 foram nomeados os representantes do Comitê responsável por analisar e aprovar as homenagens, entre eles o Dr. Jesus Chedid (Presidente de Honra), Prof. Amauri Sodré (Presidente), Sr. José Galileu de Mattos (Vice-presidente) e Srª. Vanessa Nogueira (Secretária).

Compuseram a mesa de honra os representantes do Comitê das Comendas Prof. Amauri Sodré, Sr. José Galileu de Mattos e Srª. Vanessa Nogueira, o Deputado Estadual Edmir Chedid, a Presidente da Câmara Municipal Gislene Bueno, o Secretário Municipal da Juventude, Esportes e Lazer (SEMJEL) Carlos Alberto de Souza, o Presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) Wlamir Leandro Motta Campos e o Diretor Executivo do Red Bull Bragantino Thiago Scuro.

A solenidade, que foi transmitida ao vivo pelo Facebook da Prefeitura e no local estavam os homenageados e convidados, autoridades e imprensa local, teve início com a execução dos Hinos Nacional e de Bragança realizada pelo músico bragantino Danilo Stolagli, autor do hino de Bragança Paulista.

O Secretário da SEMJEL, Carlos Alberto de Souza, falou que para ser atleta de alto rendimento são necessárias várias renúncias durante a vida como, por exemplo, se privar de certos alimentos, não poder estar próximo aos familiares para poder treinar e representar o nosso país em competições e que por isso são dignos de tamanha homenagem.  

“Quero deixar registrado a parceria da CBAt com a Prefeitura, temos o projeto Atletismo na Escola, pois nós queremos que as crianças e jovens, através desses guerreiros aprendam a pedagogia do exemplo, nem todos que começam no atletismo serão atletas olímpicos, mas todos serão cidadãos melhores. Um jovem que conhece o esporte aprende sobre respeito, superação e resiliência, valores que transformam uma sociedade. Muito mais que medalhas e troféus, o esporte é uma ferramenta de inclusão e transformação social. Os homenageados de hoje representam a pedagogia do exemplo, eles são inspiração para todos nós que viramos a madrugada em frente à TV torcendo por eles”, disse o Presidente da CBAT, Wlamir Leandro Motta Campos.

O Diretor Executivo do Red Bull Bragantino, Thiago Scuro, agradeceu a Gestão Municipal pela receptividade e por ter criado oportunidades para que o clube se desenvolvesse na cidade. Na ocasião, também parabenizou todos os atletas pela conquista e por serem referência aos mais jovens.

“O importante foi a participação desses atletas nas Olimpíadas Tóquio 2020, pois vocês conquistaram muito através do esporte e representam muita coisa para nós que estivemos torcendo por vocês em frente à televisão. Nós sabemos dos esforços que tiveram para estar lá, Bragança Paulista está honrada pela participação de vocês. Como representante do Poder Legislativo do Estado de São Paulo estou aqui para agradecê-los, tem uma moção que vocês vão receber da Assembleia por fazerem parte das Olimpíadas, afinal vocês nos enchem de alegria, orgulho e motivação para continuar trabalhando”, disse o Deputado Estadual Edmir Chedid.

O Vice-Prefeito Amauri Sodré parabenizou todos os atletas. “Com muita emoção estamos aqui hoje homenageando esportistas que residem em nosso município e que representaram Bragança Paulista no Japão. Nosso muito obrigado, que Deus possa abençoá-los nessa caminhada”, concluiu.

Mostrando o orgulho que Bragança Paulista sentiu pelos atletas, um vídeo com a trajetória deles durante as olimpíadas foi exibido, enaltecendo o valor do esporte para a história.

Na sequência foi realizada a entrega do Cartão de Prata e das Comendas Ignácia da Silva Pimentel e Antônio Pires Pimentel aos atletas e técnicos. O currículo de todos foi lido enaltecendo a caminhada de cada um. 

A primeira a receber as honrarias foi a atleta de lançamento de disco Andressa de Oliveira Morais que demonstrou muita emoção no palco. O Sr. Wlamir Leandro Motta Campos (Presidente da CBAt) recebeu as homenagens pelos atletas: Altobeli Santos da Silva – Prova 3000 com obstáculos e 5000 metros; Augusto Dutra da Silva Oliveira – Salto com Vara; Darlan Romani – Lançamento de Peso; e Geisa Arcanjo –  Lançamento de Peso e Disco, que não puderam estar presentes na solenidade.

O Coordenador de Comunicação do Red Bull Bragantino, Lucas Betine, recebeu as honrarias em nome do jogador medalhista de ouro Claudio Luiz Rodrigues Parisi Leonel (Claudinho) que está na Rússia, mas mandou um vídeo agradecendo a homenagem. 

O atleta do Decatlo, Felipe Vinícius do Santos esteve presente recebendo as homenagens e agradeceu pela oportunidade de representar o Brasil no Japão. Além dos atletas, os técnicos também receberam as honrarias. 

Aos homenageados, a Prefeitura de Bragança Paulista, em nome de todos os bragantinos, registra a gratidão por tantas alegrias e exemplos positivos que essas pessoas representaram nas Olimpíadas. Vocês são vencedores. Parabéns. 

19.08.2021 Entrega do cartão de prata aos atletas e técnicos Tóquio 2020 (164)
19.08.2021 Entrega do cartão de prata aos atletas e técnicos Tóquio 2020 (89)
19.08.2021 Solenidade Olímpica (3)
19.08.2021 Solenidade Olímpica (2)

Fernando Lorenzetti

Jornalista e colunista social. Passou por vários veículos de Imprensa, e atua como profissional de mídia, em redes sociais e no mercado editorial de revista. Por 10 anos assinou a coluna social do jornal Diário do Povo, em Campinas. Trabalhou na revista Metrópole do Correio Popular de Campinas, onde também pilotou o programa de TV " Festa, com Fernando Lorenzetti ", na Band, Rede Bandeirantes de Televisão. O jornalista colaborou com os mais importantes veículos de comunicação do país. Está no Instagran: @lorenzettifernando

Você deve estar logado para comentar Login

Deixe um comentário