Notícias

Obra da nova estação de tratamento de água de Atibaia alcança 80% de conclusão

Por   | 

Nova unidade irá modernizar o sistema e dobrar a capacidade de tratamento de água no município

A nova Estação de Tratamento de Água (ETA) de Atibaia segue em construção no Centro da cidade, na sede da SAAE – Saneamento Ambiental de Atibaia, e, no momento, 80% das obras já estão concluídas. Levando-se em consideração, no entanto, toda a estrutura (adutora, bomba de captação, projetos etc) que envolve a nova ETA Central, os serviços já atingem o total concluído de 80,6%.

Com a nova unidade, que irá modernizar o sistema utilizado hoje na cidade, será possível atingir uma vazão de até 700 litros por segundo, o que representa praticamente o dobro da capacidade de tratamento de água atual (de 400 l/s) no município.

Até o momento, já foram registradas as seguintes etapas: instalação de canteiro de obras; conclusão do remanejamento das tubulações de entrada e saída da atual ETA (ETA 1); conclusão do movimento de terras do bloco hidráulico, da desinfecção, do prédio administrativo e dos tanques de produtos químicos da nova ETA Central (corte, aterro, nivelamento e compactação); conclusão da fundação da nova ETA Central (724 estacas); e conclusão da estrutura da Estação de Tratamento de Lodo (ETL), bloco hidráulico e prédio administrativo.

Atualmente, estão em andamento: a execução da superestrutura da desinfecção, elevatória de água tratada e produtos químicos; e a execução do acabamento do prédio administrativo (telhado, instalação das portas e janelas, elétrica e hidráulica predial e colocação dos pisos).

A nova ETA Central está sendo construída na Praça Roberto Gomes Pedrosa – área pertencente à SAAE, conforme Decreto nº 8.181/17, portanto integra o terreno onde já se encontra o reservatório de distribuição de água e demais equipamentos.

Fernando Lorenzetti

Jornalista e colunista social. Passou por vários veículos de Imprensa, e atua como profissional de mídia, em redes sociais e no mercado editorial de revista. Por 10 anos assinou a coluna social do jornal Diário do Povo, em Campinas. Trabalhou na revista Metrópole do Correio Popular de Campinas, onde também pilotou o programa de TV " Festa, com Fernando Lorenzetti ", na Band, Rede Bandeirantes de Televisão. O jornalista colaborou com os mais importantes veículos de comunicação do país. Está no Instagran: @lorenzettifernando

Você deve estar logado para comentar Login

Deixe um comentário