Notícias

Acesso da Pedra Grande está sendo modernizado para garantir preservação e segurança ao público

Por   | 

Monumento Natural Estadual da Pedra Grande é um dos principais atrativos turísticos de Atibaia e soma cerca de 100 mil visitantes por ano

A Prefeitura da Estância de Atibaia, por meio da Secretaria de Turismo, vem trabalhando continuamente em um projeto para modernizar o acesso ao Monumento Natural Estadual da Pedra Grande, um dos principais atrativos turísticos de Atibaia, somando mais de 130 mil visitantes por ano, e que tem como órgão gestor e fiscalizador a Fundação Florestal. A iniciativa busca tornar a visitação mais segura e minimizar seus impactos ambientais na unidade de conservação.

Formulado por técnicos e especialistas e tramitado na Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e no Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), o projeto visa a preservação da flora e da fauna, conforme diretrizes da Secretaria de Turismo da Prefeitura em conjunto com o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Atibaia, a Fundação Florestal e as secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente e de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.

O projeto prevê a colocação de pisos ecológicos, intertravados e apropriados para absorção da água junto ao solo, e ainda contempla banheiros, posto de atendimento, informações aos munícipes e turistas, cancelas e seguranças para proteção do meio ambiente e controle do fluxo de pessoas, capacidade de carga e horário de funcionamento, entre outros recursos objetivando conforto para acessibilidade, mobilidade, segurança e preservação da flora e da fauna.

O acesso à laje da Pedra Grande conta com trechos sinuosos que adentram o município de Bom Jesus dos Perdões e, embora esse projeto seja executado com verba do Estado para estâncias turísticas, a exemplo de Atibaia, as benfeitorias também garantirão benefícios à cidade vizinha.

Fernando Lorenzetti

Jornalista e colunista social. Passou por vários veículos de Imprensa, e atua como profissional de mídia, em redes sociais e no mercado editorial de revista. Por 10 anos assinou a coluna social do jornal Diário do Povo, em Campinas. Trabalhou na revista Metrópole do Correio Popular de Campinas, onde também pilotou o programa de TV " Festa, com Fernando Lorenzetti ", na Band, Rede Bandeirantes de Televisão. O jornalista colaborou com os mais importantes veículos de comunicação do país. Está no Instagran: @lorenzettifernando

Você deve estar logado para comentar Login

Deixe um comentário