Notícias

Prefeito do Dem manda reabrir todo Comércio

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
Email

Bares e restaurantes terão regras rígidas mas não irão falir, diz prefeito

Os curitibanos vão viver um dia diferente, a partir desta sexta-feira; todo comércio da cidade estará aberto, menos os shoppings, proibidos por norma do governo estadual local. O STF determinou que cada gestor, governador ou prefeito pode decidir por sua cidade e local. Com regras rígidas que continuam valendo, contra aglomerações, o prefeito Rafael Greca, que é do partido do Luis Fernando, entende que a demanda é dos trabalhadores, lojistas, comerciantes e da Associação Comercial de Curitiba, que apoia a classe em qualquer circunstância. O comércio vai abrir a partir de sexta, dia 17. Com responsabilidade social, e critérios, o prefeito acredita que é um avanço.

As normas, que contam com restrições e cuidados para evitar aglomerações, constam no Diário Oficial a ser publicado amanhã. A recomendação para o fechamento do comércio em Curitiba aconteceu no dia 26 de março, através do decreto municipal nº 470. Segundo o prefeito, as normas que serão publicadas no Diário Oficial fazem parte de uma resolução publicada pelo Comitê de Técnica e Ética Médica de Curitiba; e seguirão o modelo adotado no Mercado Municipal, que já reabriu no dia 8 de abril.

Campo Grande – Comércio aberto desde o dia 6

O Mercado Municipal, por exemplo, determinou a abertura facultativa das lojas, entrada controlada de pessoas, distanciamento mínimo, lavatórios de mão e papel toalha na entrada, bem como álcool em gel 70% de fácil acesso dentro dos boxes. Aí fica bom para todos. Donos de estabelecimentos e funcionários são obrigados a usarem máscaras e luvas. Ou seja, o prefeito foi super consciente e determinou diversas regras.

Segundo Rafael Greca, neste momento de pandemia do novo coronavírus, os empresários precisam entender que a decisão de abrir é uma “responsabilidade com a sociedade”. Curitiba tem 358 casos confirmados e 8 mortes por covid-19. A reabertura do comércio de rua, em Curitiba, é uma demanda da Associação Comercial do Paraná (ACP) e do Sindicato das Empresas de Gastronomia, Entretenimento e Similares (Sindiabrabar).

Santa Catarina abre comércio mas obriga uso de máscaras por todos

Fernando Lorenzetti

Fernando Lorenzetti

Fenando Lorenzetti é Jornalista, profissional de mídia, colaborador dos mais importantes veículos de Imprensa do país. Fez sucesso com seu programa na Rede Bandeirantes de TV. Mantém contato diário, como informante, colaborador dos mais prestigiados articulistas e editores do país. Atua em redes sociais e desponta no mercado editorial, de revistas, com circulação no segmento de condomínios. Por 10 anos assinou uma página no jornal Diário do Povo, em Campinas, e página dupla central na revista Metrópole do Correio Popular. Atuou no Jornal da Cidade de Jundiaí e Jornal da região . Além de colaborador da Folha Sudeste, encarte da Folha e Veja Interior. Pilotou o programa de TV "Festa, com Fernando Lorenzetti. O jornalista também é corresponde de veículos internacionais.