Notícias

Jundiaí – Febre Amarela: viajantes devem estar em dia com a vacina

WhatsApp
Telegram
Facebook
Email
X

Com a proximidade do Carnaval e de outros feriados, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) reforça a importância de a população estar vacinada contra a Febre Amarela. Nesta semana, o Governo do Estado emitiu alerta, especialmente para as pessoas que viajarão para áreas rurais ou de mata. A imunização é a principal medida de prevenção contra a doença e deve ser aplicada pelo menos 10 dias antes da viagem para garantir a proteção.

Em Jundiaí, a vacina está disponível, de segunda a sexta-feira, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família, no horário de atendimento das salas de vacinação de cada equipamento. O esquema vacinal é de dose única para a população a partir de 5 anos. Para as crianças de 9 meses até 4 anos, são duas doses: a primeira aos 9 meses de idade e a segunda aos 4 anos. Devido ao cenário epidemiológico atual, pessoas que residem em áreas rurais estão sendo vacinadas a partir de seis meses de idade.

Desde o dia 15, Jundiaí realiza ação de vacinação em regiões rurais

“Orientamos que todas as pessoas chequem suas carteirinhas para verificar se consta a dose contra a doença. Havendo dúvidas, basta procurar o serviço de saúde mais próximo. A Febre Amarela é uma doença que pode se agravar e levar a óbito. A partir da vacinação, é possível conter os casos”, enfatiza a Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Flávia Pagliarde Cerezer.

O Estado de São Paulo já soma, neste ano, 15 casos da doença em humanos – nenhum deles estava vacinado – e nove evoluíram para óbito. Em Jundiaí, o último caso foi registrado em 2018.

Mais ações
No próximo sábado (22), das 8h às 16h, a UGPS prossegue com a estratégia de imunização de casa a casa em áreas rurais. A equipe da UBS Corrupira percorrerá os bairros: Corrupira, Fernandes, São José e o Condomínio Videiras. Já a equipe da UBS Rio Acima estará no Vivendas, Mato Dentro e Pinheirinho. Além da verificação das carteirinhas e da aplicação do imunizante, os moradores são orientados sobre a doença.

Desde o início da ação, no dia 15 deste mês, foram verificadas 405 carteirinhas. Ao todo, 86 pessoas receberam a vacina (21%), 275 estavam imunizadas (68%) e 44 recusaram a dose (11%), sendo orientadas sobre a importância da vacinação e a buscar pelo imunizante na UBS.

Mais orientações
Além da vacinação, a orientação é a adoção de proteção individual, como:

– Uso de calças e camisas de manga longa;
– Sapatos fechados;
– Aplicação de repelente nas áreas expostas do corpo;
– Uso de mosquiteiro nos berços e carrinhos de crianças menores de 6 meses.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ

Picture of Fernando Lorenzetti

Fernando Lorenzetti

Fenando Lorenzetti é Jornalista, profissional de mídia, colaborador dos mais importantes veículos de Imprensa do país. Fez sucesso com seu programa na Rede Bandeirantes de TV. Mantém contato diário, como informante, colaborador dos mais prestigiados articulistas e editores do país. Atua em redes sociais e desponta no mercado editorial, de revistas, com circulação no segmento de condomínios. Por 10 anos assinou uma página no jornal Diário do Povo, em Campinas, e página dupla central na revista Metrópole do Correio Popular. Atuou no Jornal da Cidade de Jundiaí e Jornal da região . Além de colaborador da Folha Sudeste, encarte da Folha e Veja Interior. Pilotou o programa de TV "Festa, com Fernando Lorenzetti. O jornalista também é corresponde de veículos internacionais.