Notícias

Hortas escolares e comunitárias continuam sendo implantadas no Município

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
Email

Hortas escolares e comunitárias continuam sendo implantadas no Município

A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio de um trabalho conjunto das Secretarias Municipais de Desenvolvimento dos Agronegócios, Educação e Meio Ambiente, vem desenvolvendo as hortas escolares e comunitárias no município. Muito além de espaços produtivos, as hortas promovem vivências educativas e de fortalecimento de vínculos comunitários.

Conforme informou o engenheiro agrônomo da Secretaria dos Agronegócios, Felipe Morais Del Lama, estão sendo preparados canteiros de escolas municipais e terrenos onde serão implantadas as hortas. Após a revitalização, serão fornecidos adubos para o plantio de condimentos básicos, como salsinha e cebolinha, entre outros. O plantio contará com a participação dos “pequenos horticultores” e técnicos da Secretaria de Desenvolvimento dos Agronegócios. Nesses canteiros serão realizados a capacitação, implementação, monitoramento e acompanhamento do projeto.

HORTA ESCOLAR

O objetivo do projeto “Horta Escolar: Cultivando Saberes” é proporcionar aos estudantes das escolas municipais o contato com a produção de alimentos vegetais, desde a fase da preparação do solo até a colheita, como forma de incentivo à alimentação saudável e como instrumento para a educação ambiental.

A Secretaria de Educação, por intermédio do Centro de Educação Ambiental Sala Verde Pindorama, elabora e coordena as atividades de Educação Ambiental, as quais devem ser trabalhadas de forma multidisciplinar. A Secretaria de Desenvolvimento dos Agronegócios fornece os adubos minerais e o composto, advindos da composteira do Posto de Monta, e orienta tecnicamente os envolvidos no projeto. A Secretaria do Meio Ambiente viabiliza a execução de ações ambientais.

A horta, inserida no ambiente escolar possibilita a união entre teoria e prática de forma contextualizada buscando capacitar os professores coordenadores e professores para o êxito das atividades, aumentando a conscientização e sensibilização de funcionários, professores, alunos e seus familiares na adoção de prática agrícola sustentável. A possibilidade de acompanhar o processo de construção da horta, desde a produção de adubo, plantio, cuidados e colheita, é uma estratégia para desenvolver a educação alimentar e nutricional de toda comunidade escolar.

O projeto “Horta Escolar: Cultivando Saberes” foi adiado devido à pandemia da Covid-19 e está sendo reestruturado pelas secretarias envolvidas, a fim de adequar suas etapas de execução, atualmente apenas duas escolas estão em atividades com as hortas e assim que retornarem as aulas presenciais, as demais continuarão sendo cultivadas.

HORTAS COMUNITÁRIAS

Nas hortas comunitárias, a Prefeitura disponibiliza as sementes e equipamentos para o trabalho na terra. O projeto conta com o apoio dos técnicos que orientam o responsável de cada canteiro com noções de plantio e cultivo de diferentes produtos. Além de ser destinada ao consumo próprio de quem cultiva, a produção da horta comunitária ainda poderá ser comercializada.

Atualmente está em atividade a horta em terreno no Conjunto Habitacional Saada Nader Abi Chedid, que pertence ao Projeto Casulo. A ideia é estender o projeto para outros bairros, com intuito de viabilizar o uso de espaços ociosos para produção de alimentos através do trabalho voluntário.

Como é preciso aguardar condições climáticas favoráveis, o início do plantio deve acontecer a partir de setembro.

Os presidentes de associações de bairro que queiram participar da construção de hortas comunitárias, devem entrar em contato com a equipe da Sala Verde Pindorama – Centro de Educação Ambiental pelo telefone (11) 4034-8600 ou pelo e-mail [email protected]

Fernando Lorenzetti

Fernando Lorenzetti

Fenando Lorenzetti é Jornalista, profissional de mídia, colaborador dos mais importantes veículos de Imprensa do país. Fez sucesso com seu programa na Rede Bandeirantes de TV. Mantém contato diário, como informante, colaborador dos mais prestigiados articulistas e editores do país. Atua em redes sociais e desponta no mercado editorial, de revistas, com circulação no segmento de condomínios. Por 10 anos assinou uma página no jornal Diário do Povo, em Campinas, e página dupla central na revista Metrópole do Correio Popular. Atuou no Jornal da Cidade de Jundiaí e Jornal da região . Além de colaborador da Folha Sudeste, encarte da Folha e Veja Interior. Pilotou o programa de TV "Festa, com Fernando Lorenzetti. O jornalista também é corresponde de veículos internacionais.