Notícias

Jundiaí sedia o lançamento da 1ª Expo ESG e reforça compromisso com a sustentabilidade

WhatsApp
Telegram
Facebook
Email
X

A cidade de Jundiaí se prepara para sediar, entre os dias 11 e 13 de setembro de 2025, no Parque Comendador Antônio Carbonari (Parque da Uva), a primeira edição da Expo ESG Jundiaí — evento que já nasce como o maior da América Latina dedicado aos pilares ESG, sigla que representa Ambiental, Social e Governança.

Realizada pelo 2i2 Institute, em parceria com a Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT) da Prefeitura de Jundiaí, a Expo ESG tem como missão posicionar o município como referência nacional e internacional em práticas sustentáveis, responsabilidade social e inovação em governança corporativa.

SAIBA MAIS SOBRE A UGDECT

Na última quarta-feira (14), na sede da DAE Jundiaí, foi realizada a apresentação do evento, com a divulgação dos formatos de participação para empresas, organizações e instituições interessadas em se engajar com o propósito da iniciativa. O momento marcou o início da contagem regressiva para o que promete ser um marco no calendário da sustentabilidade no continente.  

“Receber a Expo ESG em Jundiaí é olhar para o futuro. Estamos preparando a cidade para ser uma referência em desenvolvimento sustentável, e este evento amplia nossa visibilidade e fortalece nossa atuação nessa pauta tão urgente”, destacou o prefeito Gustavo Martinelli.

Após a abertura oficial, o CEO do 2i2 Institute, Alex Salvaia, fez a apresentação institucional da organização e deu detalhes dos eventos realizados em edições anteriores em outras localidades destacando os impactos positivos para os negócios e sociedade. Ele reforçou o papel das empresas no enfrentamento dos desafios ambientais e sociais da atualidade. “A Expo ESG é mais do que um evento: é um movimento. Precisamos que as empresas abracem essa causa, invistam em ações de impacto e estejam ao lado das soluções que o mundo precisa. O futuro exige responsabilidade e inovação”, afirmou.

Ao longo dos três dias da Expo ESG, o público poderá participar de painéis temáticos, workshops, palestras, exposições de projetos, atividades interativas e espaços de networking. A expectativa é reunir milhares de pessoas, entre representantes do setor público e privado, especialistas, estudantes e cidadãos engajados com as pautas ESG.

 “O evento reforça o compromisso de Jundiaí com um modelo de desenvolvimento que integra inovação, responsabilidade social e cuidado com o meio ambiente. É também uma grande vitrine para empresas que querem se posicionar de forma ética e sustentável”, avaliou Humberto Cereser, gestor da UGDECT.  

Representando a Prefeitura de Jundiaí estiveram presentes: Tiago Antunes, diretor de Ciência e Tecnologia; Gilson Pichioli, diretor de Fomento à Indústria, Marcela Moro, gestora de Agronegócio, Abastecimento e Turismo; e o diretor-presidente da DAE, Luiz Roberto Del Gelmo.

Pelo Legislativo municipal, esteve presente o vereador Juninho Adilson. Além disso, o deputado estadual Alex Madureira, integrante e apoiador da Frente Parlamentar ESG na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ

Picture of Fernando Lorenzetti

Fernando Lorenzetti

Fenando Lorenzetti é Jornalista, profissional de mídia, colaborador dos mais importantes veículos de Imprensa do país. Fez sucesso com seu programa na Rede Bandeirantes de TV. Mantém contato diário, como informante, colaborador dos mais prestigiados articulistas e editores do país. Atua em redes sociais e desponta no mercado editorial, de revistas, com circulação no segmento de condomínios. Por 10 anos assinou uma página no jornal Diário do Povo, em Campinas, e página dupla central na revista Metrópole do Correio Popular. Atuou no Jornal da Cidade de Jundiaí e Jornal da região . Além de colaborador da Folha Sudeste, encarte da Folha e Veja Interior. Pilotou o programa de TV "Festa, com Fernando Lorenzetti. O jornalista também é corresponde de veículos internacionais.