Notícias

Médicos criticam número de leitos UTI e querem hospital de Campanha para a região

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
Email

A prefeitura de Atibaia informou hoje que conta com 21 leitos de UTI, e mais três, também de UTI, em hospital privado, de Bragança Paulista para atender os casos de coronavírus. A OMS recomenda que se tenha entre 10 e 30 leitos UTI para cada cem mil habitantes. Ou seja, Atibaia está dentro das normas. Médicos afirmam, porém, que a Santa Casa conta com oito leitos UTI, mas que quartos podem ser transformados em unidade avançada, com respiradores. Grande parte dos profissionais de Saúde está apreensiva.

O número de casos de coronavírus positivos, divulgado hoje, subiu de seis para nove. Os novos casos são de dois homens, um de 21 anos e o outro de 44 anos, além de uma mulher de 46 anos, todos, segundo a prefeitura, em bom estado de saúde e em isolamento social em suas casas.

Os dados acima são do Centro de Operações de Emergência – COE COVID, criado pela Prefeitura de Atibaia para informar a população sobre a pandemia.

O prefeito Saulo Pedroso, ouvido pelo blog sobre o número de leitos, criticou o governo estadual: “São 24 anos de PSDB e eles não investiram aqui, afirmou, “Atibaia deveria contar com um hospital regional””. Segundo Saulo, Atibaia e a região estão sem retaguarda.

O prefeito afirma que a necessidade do número de leitos depende de como a doença avançar. Já médicos da própria Santa Casa pedem que o governador, prefeitos da região e, os deputados, se unam e despertem para a situação da região. Afirmam da necessidade e importância de ser erguido um hospital de campanha que atenda todo entorno da região bragantina.

Um dos médicos, preocupado, e ouvido sob sigilo, criticou duramente o número de leitos do SUS em Atibaia. “A região pode ter sérios problemas se nada for feito, e a questão não é só Atibaia”, advertiu. Segundo ele, salas de cirurgia, como a da foto acima, podem ser transformadas em locais para atendimento aos pacientes de Coronavírus.

Fernando Lorenzetti

Fernando Lorenzetti

Fenando Lorenzetti é Jornalista, profissional de mídia, colaborador dos mais importantes veículos de Imprensa do país. Fez sucesso com seu programa na Rede Bandeirantes de TV. Mantém contato diário, como informante, colaborador dos mais prestigiados articulistas e editores do país. Atua em redes sociais e desponta no mercado editorial, de revistas, com circulação no segmento de condomínios. Por 10 anos assinou uma página no jornal Diário do Povo, em Campinas, e página dupla central na revista Metrópole do Correio Popular. Atuou no Jornal da Cidade de Jundiaí e Jornal da região . Além de colaborador da Folha Sudeste, encarte da Folha e Veja Interior. Pilotou o programa de TV "Festa, com Fernando Lorenzetti. O jornalista também é corresponde de veículos internacionais.