Notícias, novidades

Ocupação de leitos por Covid-19 em Atibaia registra queda nos últimos meses

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
Email

Declínio nas internações é observado em hospitais públicos, particulares e também nos regionais

A taxa de ocupação dos leitos com pacientes de Covid-19 vem diminuindo nos últimos meses em Atibaia, seguindo uma tendência de todo o Estado de São Paulo. O declínio nas internações é observado em hospitais públicos, particulares e também nos regionais.

No último dia de março, por exemplo, durante a segunda onda da Covid no Brasil, Atibaia estava com 100% dos leitos ocupados na UTI e na Enfermaria da rede pública, ou seja, na Santa Casa de Atibaia, assim como nos hospitais que atendem a região: Hospital Universitário São Francisco de Assis (HUSF), Santa Casa de Bragança Paulista, Santa Casa de Socorro e Hospital Bragantino. Durante os meses com casos em alta da doença, a Prefeitura de Atibaia contratou leitos em hospitais regionais para atender a população do município.

O índice médio de ocupação dos leitos em hospitais particulares da cidade no dia 31 de março era de 63% na Enfermaria e 81% em UTI. Em comparação, no dia 30 de julho, esses números eram de 37% e 29%, respectivamente, enquanto que em 30 de junho eram de 53% e 64%.

Na Santa Casa de Atibaia, a ocupação dos leitos no dia 30 de julho era de 35% na Enfermaria e zero em UTI, enquanto que no fim de junho eram 41% e 100%. Já nos hospitais regionais o índice era de 96% na Enfermaria e 100% em UTI no final de julho, em comparação a 83% e 98% um mês antes.

Desde o início da pandemia, Atibaia registrou 315 óbitos e 10.871 casos confirmados, segundo dados atualizados nesta sexta-feira, 6 de agosto.

Números do Estado
O Estado de São Paulo baixou de 10 mil internados pela Covid-19 e, pela primeira vez no ano, a média móvel de novas internações fica abaixo de mil, sendo hoje de 990.

Eram 9.745 hospitalizados na quinta-feira, 5 de agosto, somando 4.661 em enfermaria e 5.084 em leitos de Terapia Intensiva. No pico da segunda onda da pandemia, em março e abril, houve quase o triplo de hospitalizados por Covid-19, que chegou a ultrapassar 31 mil pacientes.

No total, mais de 3.781.155 pessoas tiveram a doença e já estão recuperadas, sendo que 429.257 foram internados e receberam alta hospitalar. As quedas são reflexo do avanço da campanha de vacinação contra Covid-19 e das estratégias de prevenção e enfrentamento da doença, de acordo com o Governo do Estado.

Desde o ano passado, o Estado de São Paulo registrou 4.094.211 casos de Covid-19 e 140.135 óbitos. A taxa de ocupação dos leitos de UTI no Estado hoje é de 47,2% e na Grande São Paulo é de 43,2%.

Fernando Lorenzetti

Fernando Lorenzetti

Fenando Lorenzetti é Jornalista, profissional de mídia, colaborador dos mais importantes veículos de Imprensa do país. Fez sucesso com seu programa na Rede Bandeirantes de TV. Mantém contato diário, como informante, colaborador dos mais prestigiados articulistas e editores do país. Atua em redes sociais e desponta no mercado editorial, de revistas, com circulação no segmento de condomínios. Por 10 anos assinou uma página no jornal Diário do Povo, em Campinas, e página dupla central na revista Metrópole do Correio Popular. Atuou no Jornal da Cidade de Jundiaí e Jornal da região . Além de colaborador da Folha Sudeste, encarte da Folha e Veja Interior. Pilotou o programa de TV "Festa, com Fernando Lorenzetti. O jornalista também é corresponde de veículos internacionais.