Notícias

PEAMA: esporte e inclusão transforma vidas em Jundiaí

WhatsApp
Telegram
Facebook
Email
X

Com mais de 400 alunos atendidos e 16 modalidades esportivas oferecidas, o Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (PEAMA) transforma vidas por meio do esporte e da inclusão. Criado pela Unidade de Gestão de Esportes e Lazer (UGEL) da Prefeitura de Jundiaí, o programa é referência na democratização do acesso ao esporte para pessoas com deficiência.

“O PEAMA mudou minha percepção de vida. Sou deficiente físico devido a um acidente de carro. Desmotivado e sem perspectiva, fui apresentado ao programa e foi a partir daí que minha vida voltou a ter sentido. Hoje faço parte da equipe de atletismo para cadeirantes e sou muito feliz!”, conta Altair Marangere, aluno do PEAMA desde 2015.

Altair participa do atletismo no PEAMA

A continuidade do programa em 2025 foi confirmada pelo prefeito Gustavo Martinelli, durante a primeira reunião de pais do ano, neste sábado (08). “O PEAMA é uma política de Estado e estamos, inclusive, entrando com um Projeto de Lei para que seja efetivamente assim. Este não é um programa político. A inclusão e o esporte promovem saúde e qualidade de vida e, como sempre digo, tudo que é bom vai continuar”, afirmou o prefeito.

A gestora da UGEL, Rita Orsi, reforça que o principal objetivo do PEAMA é utilizar o esporte como ferramenta de inclusão. “Democratizar o acesso às atividades esportivas e oferecer qualidade de vida são as nossas prioridades”, explica.

O Prefeito Gustavo Martinelli destacou a importância do PEAMA

Um dos projetos mais aguardados pelos alunos é a piscina adaptada, que deve ser construída no Centro Esportivo Dr. Nicolino de Luca, o Bolão. A diretora de esportes adaptados, Vanessa Roncoletta, destacou a importância da iniciativa. “As obras foram iniciadas em 2022 e estão paradas. Agora, iniciamos um novo processo de licitação para, felizmente, transformar esse sonho em realidade. A piscina será essencial para desenvolver, com qualidade e segurança, os projetos destinados a esportes adaptados e aulas de iniciação do PEAMA”, detalhou Vanessa.

Carlos Alberto Milan compartilha a expectativa pelo retorno das atividades. “Não vejo a hora de voltar a praticar esporte. Gosto muito do tênis e também pratico futebol e atletismo”, disse.

Para fazer parte do PEAMA, é necessário realizar a inscrição e participar do sorteio de vagas para entrevista no site ou aplicativo da Prefeitura (quando disponível). Os interessados podem acompanhar informações pelas redes sociais do PEAMA e da Prefeitura de Jundiaí. As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira no CECE Dr. Nicolino de Luca (Bolão), CECE Benedito de Lima e no Parque da Cidade.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ e Divulgação

Picture of Fernando Lorenzetti

Fernando Lorenzetti

Fenando Lorenzetti é Jornalista, profissional de mídia, colaborador dos mais importantes veículos de Imprensa do país. Fez sucesso com seu programa na Rede Bandeirantes de TV. Mantém contato diário, como informante, colaborador dos mais prestigiados articulistas e editores do país. Atua em redes sociais e desponta no mercado editorial, de revistas, com circulação no segmento de condomínios. Por 10 anos assinou uma página no jornal Diário do Povo, em Campinas, e página dupla central na revista Metrópole do Correio Popular. Atuou no Jornal da Cidade de Jundiaí e Jornal da região . Além de colaborador da Folha Sudeste, encarte da Folha e Veja Interior. Pilotou o programa de TV "Festa, com Fernando Lorenzetti. O jornalista também é corresponde de veículos internacionais.