Notícias

Praça da Matriz vira um verdadeiro arraial com a animação da Sexta no Centro edição junina

WhatsApp
Telegram
Facebook
Email
X

Espantando o frio da tarde, o clima junino tomou conta da Praça da Matriz na última sexta-feira (13), com a realização da edição mensal da Sexta no Centro da Prefeitura. Com a mistura das tradicionais quadrilhas deste período do ano e de um show dançante de forró, a programação cumpriu seu papel pela celebração da cultura popular nacional, com o incentivo à convivência comunitária e a ocupação qualificada da região central.

“A Sexta no Centro festeja a convivência entre as pessoas, ocupando o Centro com a qualidade de uma programação cultural com curadoria, gastronomia, artesanato e produção criativa locais, tudo isso numa estrutura que garante conforto ao público e a quem trabalha”, comentou William Ramos, diretor do Departamento de Cultura da Unidade de Gestão de Cultura.

Quadrilha do grupo Geração +60 celebrou o casamento do Zé da Venda com a Maria da Roça

O pontapé inicial da festa ficou por conta da Quadrilha Geração +60, que celebrou o casamento do Zé da Venda com a Maria da Roça. Em seguida, foi a vez da quadrilha da Dancers Escola de Dança, que aproveitou, em seu aquecimento, para misturar os ritmos por meio de uma apresentação de k-pop. Mais uma quadrilha tomou conta da praça, com a DR Dança e a apresentação “Dançou tem que Casar”, passando o palco para o show dançante e animado de forró com Lilian Ximenes e Banda.

O supervisor de logística Edmilson Pereira, do bairro Morada das Vinhas, veio até o Centro para prestigiar a mãe, a aposentada Margarida, que se apresentou na Quadrilha do grupo Geração +60. “Frequento o Centro para fazer compras e ir ao banco, mas é a primeira vez que participo do Sexta no Centro. Achei a proposta legal, pois ocupa a região central com atividades culturais e de convivência. Ainda por cima dei sorte, pois sou mais do time ‘Festa junina’ do que ‘Carnaval’”, brincou.

Edmilson prestigiou a mãe, a aposentada Margarida, que se apresentou na Quadrilha do grupo Geração +60

A gastronomia da festa ficou por conta de food trucks que garantiram nada menos do que uma extensa lista de delícias, como: pasteis, lanches, cachorro quente, hambúrguer, churrasco, salgados e porções fritas, fogaças, espetinhos, sucos naturais, cerveja, crepes, milho e derivados, arroz doce, canjica, além de doces de coco.

Os artesãos do programa Jundiaí feito à Mão também marcaram presença na praça, inclusive com itens temáticos. Em sua barraca, Mia Vovó (Miriam Fernandes) garantiu para venda e exposição espantalhos decorativos, milhos, abóboras e até mesmo aventais, isso sem falar no Santo Antônio, cuja memória é comemorada em 13 de junho. “Faço parte do Jundiaí feito à Mão desde a sua primeira feira. Ele me proporcionou tudo o que eu queria na vida, que era viver do artesanato, que eu amo, e estar em contato com as pessoas, na rua”, comentou.

Artesanato junino: Mia Vovó garantiu espantalhos decorativos, milhos, abóboras, aventais e santo Antônio, o santo do dia

Também fizeram parte da festa os empreendedores das Rotas Turísticas da Cerveja Artesanal e Afro, os artistas do Galpão Criativo, além de Alissa Galdino, a Miss Pérola Negra de Jundiaí, e da rainha Beatriz Zuim e da 1ª Princesa Maria Júlia da Silva da Corte da Uva 2025.

As programações de todas as edições da Sexta no Centro podem ser conferidas na Agenda Cultural.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos

Picture of Fernando Lorenzetti

Fernando Lorenzetti

Fenando Lorenzetti é Jornalista, profissional de mídia, colaborador dos mais importantes veículos de Imprensa do país. Fez sucesso com seu programa na Rede Bandeirantes de TV. Mantém contato diário, como informante, colaborador dos mais prestigiados articulistas e editores do país. Atua em redes sociais e desponta no mercado editorial, de revistas, com circulação no segmento de condomínios. Por 10 anos assinou uma página no jornal Diário do Povo, em Campinas, e página dupla central na revista Metrópole do Correio Popular. Atuou no Jornal da Cidade de Jundiaí e Jornal da região . Além de colaborador da Folha Sudeste, encarte da Folha e Veja Interior. Pilotou o programa de TV "Festa, com Fernando Lorenzetti. O jornalista também é corresponde de veículos internacionais.