Notícias

Prefeitura alerta sobre a importância da vacinação contra Febre Amarela

WhatsApp
Telegram
Facebook
Email
X

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) alerta sobre a necessidade de a população buscar pela vacina contra a Febre Amarela. Com a confirmação de um caso em humano na última semana, Jundiaí foi incluída entre as regiões com circulação do vírus e com aumento do risco de infecção, principalmente em áreas rurais e de mata.

A doença é causada por vírus transmitidos por mosquitos. Nas áreas urbanas, a transmissão ocorre pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado. No ciclo silvestre, envolve os mosquitos Haemagogus e Sabethes, comuns em áreas de mata. Não há transmissão direta de pessoa a pessoa. Os macacos, assim como os humanos, são vítimas do vírus.

A Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Flávia Pagliarde Cerezer, ressalta que, para a contenção da doença, além da vacinação, ações de orientação foram reforçadas na cidade, em especial nas áreas com maior risco. “A doença é grave e pode evoluir para óbito. Estamos atuando para evitar novos casos, mas a única prevenção é a vacina. Quem ainda não recebeu o imunizante deve buscar os serviços de saúde quanto antes. Caso tenham dúvidas, as equipes farão a verificação das carteirinhas”, alerta.

A população precisa estar imunizada para a contenção da circulação do vírus

Em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família, a dose está disponível de segunda a sexta-feira. A aplicação ocorre no horário de atendimento das salas de vacinação de cada equipamento. CONFIRA OS ENDEREÇOS.

O esquema vacinal é dose única para a população a partir de cinco anos. Para as crianças de 9 meses a 4 anos, são duas doses, sendo a primeira aos 9 meses e a segunda aos 4 anos (conforme recomendação do Ministério da Saúde desde 2020). Devido ao cenário epidemiológico atual, pessoas que residem ou circulam em áreas rurais ou de mata estão sendo vacinadas a partir de seis meses de idade. A vacina garante a proteção após 10 dias da aplicação.

Sintomas
Entre os sintomas iniciais da febre amarela estão: febre, dor de cabeça intensa, calafrios, dores no corpo e fraqueza. Em casos graves os sintomas podem incluir: hemorragia, pele e olhos amarelados (icterícia), choque e insuficiência de órgãos. No caso de qualquer um dos sintomas da doença, deve-se procurar imediatamente uma unidade de saúde para avaliação médica adequada e informar a visita à área de mata.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ

Picture of Fernando Lorenzetti

Fernando Lorenzetti

Fenando Lorenzetti é Jornalista, profissional de mídia, colaborador dos mais importantes veículos de Imprensa do país. Fez sucesso com seu programa na Rede Bandeirantes de TV. Mantém contato diário, como informante, colaborador dos mais prestigiados articulistas e editores do país. Atua em redes sociais e desponta no mercado editorial, de revistas, com circulação no segmento de condomínios. Por 10 anos assinou uma página no jornal Diário do Povo, em Campinas, e página dupla central na revista Metrópole do Correio Popular. Atuou no Jornal da Cidade de Jundiaí e Jornal da região . Além de colaborador da Folha Sudeste, encarte da Folha e Veja Interior. Pilotou o programa de TV "Festa, com Fernando Lorenzetti. O jornalista também é corresponde de veículos internacionais.