Prefeito Saulo e Luis Fernando Pugliesi, vêm tendo elogiável atuação em defesa de maior qualidade de Saúde para a população. Na foto em reunião com diretores do Hospital Albert Einsten, em São Paulo, para tratar sobre a gestão de nosso Hospital Municipal que será construído em breve. Saulo vem se desdobrando há tempos em defesa da Saúde e agora, de forma incansável, nesse momento terrível da história da humanidade! Parabéns aos dois!
Prefeitura de Atibaia aluga 20 respiradores extras e usará escolas, se necessário, para atendimento a doentes do Covid-19, informa a Secretaria de Comunicação.
Elefantão também é opção para funcionar como hospital de emergência!
Diante da pandemia de Coronavírus – COVID-19 em escala global e do registro de casos no Brasil, a Prefeitura da Estância de Atibaia publica decreto que cria o Centro de Operações de Emergências COVID-19 (COE) e trata da adoção de medidas temporárias e emergenciais visando conter a propagação e transmissão da pandemia do Coronavírus, inclusive com recomendações ao setor privado do município. Diariamente o COE atualizará a situação em Atibaia por meio de um boletim que será divulgado nos canais oficiais da Prefeitura.
O COE tem como objetivo assessorar os serviços de organização e normatização das ações de prevenção, vigilância e controle referentes à infecção humana pelo novo Coronavírus e, para tanto, é formado por 14 integrantes, entre eles médicos e profissionais de saúde da Prefeitura (Secretaria Municipal de Saúde, UPA e Santa Casa) e dos hospitais particulares de Atibaia.
Entre as novas medidas adotadas estão: locação de 20 equipamentos respiradores; contratação de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem aprovados em concurso público; contratação temporária de profissionais especializados; e adoção, por prazo indeterminado e sempre que possível, do sistema de trabalho home office (escritório em casa) aos servidores que exercem serviços internos, em especial aqueles com mais de 60 anos e/ou com recomendação médica, com exceção dos servidores lotados nas secretarias municipais de Saúde e de Segurança Pública.
O decreto ainda notifica as empresas responsáveis pelo transporte coletivo e escolar a intensificar a limpeza e higienização em todos os veículos, após cada viagem realizada.
A importância dos respiradores
A maioria que contrai o vírus, apresenta sintomas leves, tipo gripe. No entanto, cerca de 5% dos infectados precisam de cuidados intensivos, que incluem internação em UTIs. Os casos graves ocorrem nos grupos de risco, como idosos, pessoas com doenças respiratórias crônicas (como asma), cardiopatas, diabéticas e hipertensas.
Não são todos os casos de hospitalização que requerem ajuda do respirador para suprir oxigênio à pessoa doente. Um estudo publicado no New England Journal of Medicine mostrou que, em uma amostra de 1.099 pacientes hospitalizados com o novo coronavírus na China, 6,1% precisaram de ventilação mecânica.
A covid-19 é uma doença caracterizada por ser agressiva ao sistema respiratório.
Para acesso a serviços públicos, de forma a evitar o atendimento presencial, a população pode utilizar o Atibaia Sem Papel, sistema disponível no site da Prefeitura: www.atibaia.sp.gov.br/sempapel. Já para esclarecimento e orientações sobre o Coronavírus, a população pode utilizar a Central Covid através do e-mail [email protected], pelo 0800.146.700 ou pelo Whatsapp (011) 9.3000-4076 e (011) 9.8740-0166, todos sob gestão e coordenação do Centro de Operações de Emergência.
O Decreto n.º 9.128, que dispõe sobre a adoção, no âmbito da administração municipal, de medidas temporárias e emergenciais visando a prevenção da COVID-19 e criando o Centro de Operações de Emergência – COE, foi publicado em edição extraordinária do Imprensa Oficial Eletrônica da Estância de Atibaia, na data de 17 de março de 2020, e pode ser acessado clicando aqui.