Notícias

Prefeitura de Jundiaí disponibiliza ferramenta com dados detalhados do Censo para qualificar políticas públicas

WhatsApp
Telegram
Facebook
Email
X

A Prefeitura de Jundiaí, por meio do Escritório de Avaliação das Políticas Públicas, da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), disponibilizou um painel com mapas interativos e dados do Censo Demográfico de 2022 na plataforma digital do Observatório Jundiaí. A iniciativa tem como objetivo qualificar ainda mais a gestão pública com base em dados e ampliar o acesso da população às informações do município.

O prefeito Gustavo Martinelli ressaltou que uma gestão pública eficiente se faz com planejamento — e planejamento exige dados de qualidade. “O Painel do Censo é uma ferramenta estratégica que reforça nosso compromisso com uma gestão baseada em evidências, que escuta, compreende e responde às necessidades reais da população de Jundiaí”, acrescentou.

Durante a apresentação da nova ferramenta, o vice-prefeito Ricardo Benassi destacou a importância do painel para a construção de políticas públicas mais assertivas. “Ter acesso a dados precisos e atualizados sobre a nossa população é essencial para a elaboração de políticas públicas que realmente atendam às necessidades do município”, afirmou.

Apresentação do painel do censo demográfico

Entre os novos dados disponibilizados estão informações detalhadas sobre a quantidade de pessoas em cada bairro, sexo, idade, número de residências, entre outros. O painel interativo permite visualizações dinâmicas e segmentações por faixa etária, região da cidade e outros recortes relevantes.

Responsável pelo desenvolvimento da ferramenta, o sociólogo Rodrigo Oliveira explica que, com o Painel do Censo incorporado ao Observatório, “disponibilizamos acesso às informações coletadas pelo IBGE para as cidades da RMJ e para os bairros de Jundiaí. São dados estratégicos, úteis para o planejamento de políticas públicas, mas também para a sociedade civil, iniciativa privada, pesquisadores e a comunidade em geral”.

O lançamento do painel também despertou o interesse da comunidade acadêmica. Para o Prof. Dr. José Arnaldo Roveda, da Unesp Sorocaba, a profundidade e organização dos dados disponíveis são um diferencial para o desenvolvimento de políticas públicas. “Fiquei extremamente impactado com a riqueza das informações. Ferramentas como essa são fundamentais para embasar pesquisas acadêmicas e construir políticas públicas mais eficazes. Pretendemos utilizar esses dados especialmente para desenvolver programas voltados à área da habitação”, ressaltou.

Já o professor Nelson Bueno, mestre em Educação e coordenador do Unianchieta, também presente no encontro, reforçou a complexidade e o potencial do painel para fins educacionais. “A quantidade e a qualidade dos dados apresentados são impressionantes. Com certeza faremos uso em nossas atividades na universidade, seja como base para projetos de extensão ou para enriquecer o conteúdo em sala de aula”, afirmou.

O Painel do Censo Demográfico de Jundiaí pode ser acessado por qualquer cidadão interessado em entender melhor os dados e indicadores que refletem a realidade do município. A iniciativa reafirma o compromisso da Prefeitura com a transparência, a inovação e a responsabilidade na gestão pública.

Além do Painel do Censo Demográfico, o Observatório Jundiaí — plataforma desenvolvida pela UGGF em parceria com a Companhia de Informática de Jundiaí (CIJUN) — reúne diversos indicadores alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Esses indicadores são importantes para subsidiar a tomada de decisões da gestão municipal.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação

Picture of Fernando Lorenzetti

Fernando Lorenzetti

Fenando Lorenzetti é Jornalista, profissional de mídia, colaborador dos mais importantes veículos de Imprensa do país. Fez sucesso com seu programa na Rede Bandeirantes de TV. Mantém contato diário, como informante, colaborador dos mais prestigiados articulistas e editores do país. Atua em redes sociais e desponta no mercado editorial, de revistas, com circulação no segmento de condomínios. Por 10 anos assinou uma página no jornal Diário do Povo, em Campinas, e página dupla central na revista Metrópole do Correio Popular. Atuou no Jornal da Cidade de Jundiaí e Jornal da região . Além de colaborador da Folha Sudeste, encarte da Folha e Veja Interior. Pilotou o programa de TV "Festa, com Fernando Lorenzetti. O jornalista também é corresponde de veículos internacionais.