Projeto Educando com Música e Cidadania deixa prédio alugado no Alvinópolis e passa a funcionar em espaço próprio, no Centro
Na noite de terça-feira, dia 11 de junho, a Prefeitura inaugurou o novo espaço do Centro Cultural Reginaldo Ângelo Ferreira, sede da FAMA – Fanfarra Municipal de Atibaia – e do projeto Educando com Música e Cidadania. A antiga sede funcionava em um prédio alugado e o novo espaço, situado na Avenida Jerônimo de Camargo, no Centro, foi adaptado às necessidades do projeto, de forma a garantir um ambiente ideal para o desenvolvimento das atividades de formação musical.
Nova sedeMelhor preparada para atender às necessidades de professores, alunos e pais, a sede própria oferece não apenas economia aos cofres públicos – economizando cerca de R$ 160 mil por ano, mas também maior conforto e comodidade. Mais amplo e com mais salas de estudo, o novo espaço conta com estacionamento e auditório, além de um prédio administrativo para atendimento e guarda dos instrumentos.
Ao lado do Fundo Social de Solidariedade de Atibaia, o novo endereço ocupa um local que faz parte do patrimônio histórico da cidade, uma antiga estação de trens que pertenceu à Rede Ferroviária Federal e depois à Ferrovia Paulista S/A (Fepasa). As obras incluíram a instalação de bloquetes nas áreas externas, construção de banheiros com acessibilidade, pintura, paisagismo e uma iluminação que conseguiu realçar ainda mais todo o brilho dos projetos desenvolvidos no Centro Cultural Reginaldo Ângelo Ferreira.
Cerimônia de inauguração: Participaram da cerimônia de inauguração o prefeito de Atibaia, Emil Ono, a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Atibaia e primeira-dama, Tamy Ono, a secretária de Cultura, Glória Dinniz, o secretário de Obras Públicas, Virgílio Guatura, a madrinha e coordenadora da FAMA, Eliana Zimbres, os maestros Felipe Ibraim Ferreira e Luís Henrique Chinaglia, e os coreógrafos Mariana Cordeiro Farias e Leandro Eduardo.
O evento também contou com a presença do Chefe de Gabinete, Marcelo Bernardes, do secretário de Serviços, Ricardo Freire, do secretário de Habitação, Daniel Lima, da secretária de Educação, Eliane Endsfeldz, do secretário-adjunto de Mobilidade e Planejamento Urbano, Rafael Montezuma, da jornalista e apoiadora da FAMA Ercília Bacci, e da Sra. Elzira, viúva do maestro Reginaldo, personalidade que dá nome ao centro cultural.
Orgulho da cidadeO prefeito parabenizou a FAMA pela conquista: “Tenho certeza que um espaço como este aqui, que foi preparado com tanto carinho, vai trazer uma qualidade ainda maior para a FAMA, que já é muito famosa! Eu tenho essa experiência, que me deixa muito orgulhoso, de encontrar alguns prefeitos de outras cidades e eles me fazerem três citações quando falam de Atibaia. Uma é a Festa do Morango. Outra, é a Pedra Grande. E a terceira é a FAMA, Fanfarra Municipal de Atibaia”.
Ele também destacou uma característica do novo local: “Uma coisa aqui que é muito bacana é que a nova sede está instalada em uma antiga estação de trens, uma estação que está toda preservada. Eu acho que a cultura da música, aliada a essa preservação do patrimônio histórico que a gente tem aqui, tende a valorizar ainda mais as atividades do centro cultural”.
FAMA: Fundada em dezembro de 1990, a FAMA conta atualmente com aproximadamente 120 integrantes, sob a regência dos maestros Felipe Ibraim Ferreira e Luís Henrique Chinaglia, e direção dos coreógrafos Mariana Cordeiro Farias e Leandro Eduardo.
Com premiações regionais, estaduais, nacionais e internacionais, a FAMA já conquistou o título de campeã mundial pela WAMSB, venceu duas vezes o Campeonato Brasileiro de Bandas e Fanfarras e conquistou uma medalha de ouro no World Music Contest (WMC) na cidade de Kerkrade, sul da Holanda. Considerada uma das melhores bandas do mundo, foi reconhecida como Ponto de Cultura por seu impacto sociocultural, tendo recebido a certificação do governo federal em 2019.
Educando com Música e Cidadania: Seguindo uma vocação que já se expressa no nome, a FAMA é a vertente mais conhecida do Educando com Música e Cidadania, projeto que busca democratizar o acesso à cultura utilizando a música como ferramenta de transformação.
Além da FAMA, o projeto também atua nas escolas municipais com as fanfarras mirins, promovendo a formação musical de milhares de crianças e jovens do município em outras iniciativas como a FAMINHA, Banda Sinfônica, Fama Dance, Orquestra de Câmara, Sexteto de Metais, grupos de sopros e percussão.
Cursos livres e gratuitos: No centro cultural que abriga as atividades do projeto, também são oferecidos cursos livres e gratuitos de dança, percussão, teoria musical, práticas de conjunto, coral, instrumentos de cordas, metais e madeiras, entre outros. Com ações que buscam tanto qualificar jovens talentos musicais da cidade, quanto oferecer formação musical a públicos de diferentes idades, de crianças a idosos, o projeto é mantido pela Prefeitura, com o apoio da Associação de Pais e Amigos da Fanfarra Municipal de Atibaia.