Notícias

Prefeitura realiza reunião com representantes de igrejas para mostrar projetos voltados a pessoas em situação de rua

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
Email

Na tarde desta terça-feira, dia 23/04, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social (SEMADS) e da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil, realizou reunião com representantes de igrejas sobre as ações e serviços voltados a pessoas em situação de rua.

São diversos os serviços ofertados pela Prefeitura, entre eles, o de abordagem social, realizado diariamente pelas equipes. A abordagem faz a orientação dos que estão em situação de rua e encaminha para os serviços públicos.

Há no município o Centro Pop, que funciona em horário comercial, com oportunidade de alimentação, banho, atendimento psicossocial (há psicóloga e assistente social no local), ajuda para emissão de documentos (equipes levam até o Poupatempo), encaminhamento ao Caps-Ad para os que querem ser internados para tratamento contra álcool e drogas e ainda encaminhamento para o posto de saúde caso seja necessário atendimento médico. Também é feita articulação junto à família da pessoa.

O Albergue Municipal oferece pernoite para as pessoas em situação de rua que sejam de Bragança Paulista. Há atendimento com alimentação, banho, ajuda para emissão de documentos, encaminhamento para cursos profissionalizantes ofertados gratuitamente pela Prefeitura, orientação e encaminhamento para o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) para vagas de emprego, orientação para volta aos estudos, parcerias para reforço escolar, oficinas e passeios.

A Administração Municipal relembra que há histórias de sucesso nesse trabalho, com 28 pessoas que passaram pelo Albergue e hoje têm onde morar, estudam e trabalham. Há uma pessoa que passou no vestibular da Fatec, outro passou no concurso público da Prefeitura, pessoas com emprego e retomando a vida. A Prefeitura agradece todo o empenho das equipes e também o trabalho das igrejas e instituições assistenciais do município pelo apoio.

Esse é um problema enfrentado em todo o mundo, incluindo países mais desenvolvidos, sendoum grande desafio para Bragança Paulista, mas a atual Administração tem feito sua parte, com ações conjuntas e oferta de serviços que estão mudando vidas.

A Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social reforçou que o objetivo com essa reunião é divulgar a campanha “Não dê dinheiro, dê oportunidade”. As igrejas têm papel fundamental nesse trabalho. Já foram realizadas ações que unem todas as secretarias municipais e agora, pede-se a colaboração da sociedade. A Prefeitura oferece oportunidades e acolhimento. Agora é necessário unir esforços para que se conscientizem sobre os serviços oferecidos.

Já a Secretaria de Segurança e Defesa Civil destaca que a Guarda Civil Municipal participa das ações, especialmente para garantir a segurança das equipes de abordagem e também das pessoas em situação de rua. Nas abordagens foram encontrados traficantes e pessoas procuradas pela Justiça entre as pessoas em situação de rua. Também foi encontrado procurado por homicídio, de outra cidade, que veio se esconder em Bragança Paulista. A GCM está sempre presente para garantir a segurança de todos.

Reunião sobre pessoas em situação de rua 01
Reunião sobre pessoas em situação de rua 02
Postagens Relacionadas
Fernando Lorenzetti

Fernando Lorenzetti

Fenando Lorenzetti é Jornalista, profissional de mídia, colaborador dos mais importantes veículos de Imprensa do país. Conta com mais de 250 mil seguidores em suas redes sociais e possui dezenas de grupos nas cidades da região de Campinas. Mantém contato diário, como informante, colaborador dos mais prestigiados articulistas e editores do país. Atua em redes sociais e desponta no mercado editorial, de revistas, com circulação no segmento de condomínios. Por 10 anos assinou uma página no jornal Diário do Povo, em Campinas, e página dupla central na revista Metrópole do Correio Popular. Atuou no Jornal da Cidade de Jundiaí e Jornal da região . Além da Folha Sudeste e Veja Interior. Pilotou o programa de TV " Festa, com Fernando Lorenzetti ", na Band, Rede Bandeirantes de Televisão por mais de uma década, sendo líder de audiência, e foi apesentador de TVs do seguimento News. O jornalista está no Instagran: @lorenzetti_fernando e em todas as demais redes sociais.