Notícias

Previsão indica mínima de 9°C e cuidados com população vulnerável de Jundiaí continua

WhatsApp
Telegram
Facebook
Email
X

A partir desta sexta-feira (5), há previsão de queda acentuada de temperatura nas regiões de Campinas e Sorocaba, conforme alerta emitido pela Defesa Civil do Estado de São Paulo. As temperaturas mínimas devem chegar aos 9°C, especialmente no fim da madrugada e início da manhã do final de semana.

Para proteger as pessoas em situação de vulnerabilidade, especialmente aquelas em situação de rua, a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), já ampliou significativamente a estrutura de acolhimento. Ao todo, são 210 vagas disponíveis – número que representa o dobro da capacidade usual. Além disso, de forma inédita, o Centro Pop foi adaptado para o pernoite, oferecendo 36 vagas emergenciais.

Durante o período de vigência da operação, a equipe do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) atua 24h de forma ininterrupta. As ações em campo começam a partir das 14h, com foco na orientação e no encaminhamento das pessoas aos abrigos, antes da queda mais brusca na temperatura. À noite, as abordagens continuam, mesmo com os desafios de convencimento, sobretudo em casos de pessoas debilitadas pelo uso de álcool ou outras substâncias psicoativas.

“A Operação Noites Frias é acionada sempre que a previsão indica temperatura mínima igual ou inferior a 13°C. Nosso objetivo é garantir proteção e dignidade à população em situação de rua, com estrutura adequada, alimentação e itens de higiene. Contamos com uma rede integrada de atendimento e também com o apoio da população”, explica a gestora da UGADS, Luciane Mosca.

Kits de inverno
Além do acolhimento com cama, banho e alimentação, as equipes distribuem kits de proteção com cobertores, toucas, meias, luvas e, neste ano, também mantas térmicas, que garantem maior retenção de calor corporal.

Durante esse período, o Centro Pop também teve o horário de funcionamento ampliado, ficando aberto até as 19h para acolhimento e encaminhamento dos usuários.

Apoio integrado
A ação conta com o suporte da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), que intensifica as rondas e atua de forma integrada com a UGADS. Em situações emergenciais, a Defesa Civil também pode ser acionada pelo telefone 199.

Como a população pode ajudar
A colaboração da população é essencial. Ao identificar pessoas em situação de rua ou em vulnerabilidade, é possível acionar o SEAS pelo WhatsApp (11) 98531-0146. As equipes estão preparadas para atender, orientar e oferecer o acolhimento necessário durante os dias mais frios do ano.

Assessorias de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ

Picture of Fernando Lorenzetti

Fernando Lorenzetti

Fenando Lorenzetti é Jornalista, profissional de mídia, colaborador dos mais importantes veículos de Imprensa do país. Fez sucesso com seu programa na Rede Bandeirantes de TV. Mantém contato diário, como informante, colaborador dos mais prestigiados articulistas e editores do país. Atua em redes sociais e desponta no mercado editorial, de revistas, com circulação no segmento de condomínios. Por 10 anos assinou uma página no jornal Diário do Povo, em Campinas, e página dupla central na revista Metrópole do Correio Popular. Atuou no Jornal da Cidade de Jundiaí e Jornal da região . Além de colaborador da Folha Sudeste, encarte da Folha e Veja Interior. Pilotou o programa de TV "Festa, com Fernando Lorenzetti. O jornalista também é corresponde de veículos internacionais.