Notícias

Produção de crisântemos em Atibaia aumenta 100% em relação a 2020

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
Email

Fortemente impactado pela pandemia de Covid-19, setor inicia recuperação com a movimentação no mercado provocada pelo feriado do Dia de Finados, em 2 de novembro

Produtores de crisântemos de Atibaia contabilizaram aumento de 100% na produção da flor em comparação a 2020. Fortemente prejudicado pela pandemia de Covid-19 – alguns produtores relatam que perderam 90% na produção no período –, o setor ensaia uma recuperação com a movimentação no mercado provocada pelo feriado do dia 2 de novembro, uma das datas comemorativas mais importantes para o segmento.

Os crisântemos ainda são as flores mais procuradas para as homenagens do Dia de Finados, em 2 de novembro. O costume de levar flores ao cemitério para homenagear os mortos é um hábito praticado há séculos e as coroas de flores são utilizadas em funerais desde, pelo menos, a Grécia Antiga, simbolizando respeito e consideração à memória daqueles que morreram.

Uma das datas mais importantes para o mercado de flores, o Dia de Finados é tradicionalmente marcado pelo aumento da procura por crisântemos de vaso e de corte e os produtores do município estimam crescimento em torno de 50% neste período. Contribuindo para a movimentação do setor, manutenção e geração de empregos, o incremento das vendas dá início à recuperação do segmento, paralisado em 2020 devido ao fechamento de velórios e cemitérios provocado pela pandemia.

É o caso do Sr. Nelson Yoshida, produtor de Atibaia que teve a produção paralisada no ano passado, optou pela produção de legumes para não ter que despedir o quadro de funcionários e, agora, retoma a produção de crisântemos: “Acreditamos que a retomada será gradativa, aos poucos os setores estão retomando e acho que em breve estaremos com a produção mais equilibrada de flores”.

O aumento nas vendas projetado pelo setor tem animado comerciantes como o Sra. Clara Tanio, produtora de crisântemos de vaso que espera comercializar em torno de 42 mil vasos: “Este ano os pedidos foram realizados antecipadamente, coisa que não aconteceu nos últimos anos, Devido à procura, aumentamos o número de funcionários temporários”.

Atibaia é destaque nacional na produção de flores de corte, vaso e de forração, representando 25% da produção nacional de flores, a maior parte comercializada no Veilling Holambra e escoada para o Ceasa e Ceagesp.

Fernando Lorenzetti

Fernando Lorenzetti

Fenando Lorenzetti é Jornalista, profissional de mídia, colaborador dos mais importantes veículos de Imprensa do país. Fez sucesso com seu programa na Rede Bandeirantes de TV. Mantém contato diário, como informante, colaborador dos mais prestigiados articulistas e editores do país. Atua em redes sociais e desponta no mercado editorial, de revistas, com circulação no segmento de condomínios. Por 10 anos assinou uma página no jornal Diário do Povo, em Campinas, e página dupla central na revista Metrópole do Correio Popular. Atuou no Jornal da Cidade de Jundiaí e Jornal da região . Além de colaborador da Folha Sudeste, encarte da Folha e Veja Interior. Pilotou o programa de TV "Festa, com Fernando Lorenzetti. O jornalista também é corresponde de veículos internacionais.