Notícias

Secretaria de Saúde explica prazo sobre a segunda dose da vacina contra Covid-19

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
Email

Intervalo entre a primeira e a segunda dose é estipulado entre três e quatro semanas; Atibaia depende do envio do Estado para distribuir as vacinas

Diante das dúvidas sobre o intervalo de aplicação da primeira e segunda dose da vacina contra a Covid-19, a Secretaria de Saúde de Atibaia esclarece que esse prazo é de três a quatro semanas para a CoronaVac, podendo até ultrapassar um pouco este período, e ressalta que o município depende do envio de doses do Estado de São Paulo para aplicar as vacinas. Muito tem se discutido sobre o espaçamento de doses das diversas vacinas que vem sendo aplicadas nos diferentes países.

Foi também o Estado que determinou as prioridades dos grupos que vão ser vacinados, não cabendo, portanto, ao município decidir quem vai ser imunizado.

“Nós não podemos utilizar a vacina do idoso de 85 anos e dar para o de 70. O próprio Estado estabeleceu as prioridades. Nós só podemos aplicar uma segunda dose quando nós recebermos de fato a vacina para isso”, disse a dra. Rita Bergo, médica da Vigilância Epidemiológica de Atibaia.

Atibaia iniciou a vacinação contra o Coronavírus em 21 de janeiro, com profissionais da linha de frente contra a doença, que começaram a tomar a segunda dose da vacina depois que a cidade recebeu, no último dia 10, 2.120 doses da CoronaVac para esta finalidade.

Outros profissionais da saúde, como os que atuam em clínicas, consultórios particulares, farmácias e laboratórios, receberam a primeira dose no Centro de Convenções nos dias 5 e 8 de fevereiro, e estão dentro do prazo das quatro semanas para tomar a segunda dose. A Secretaria Municipal ainda não recebeu as doses referentes a esses profissionais e espera que esta liberação ocorra na próxima semana.

Nesta sexta-feira (26), o município de Atibaia recebe um total de 1.719 doses da vacina contra Covid-19 da AstraZeneca e retomará a vacinação para os idosos a partir de segunda-feira (1o de março), iniciando a imunização para a faixa etária de 80 a 84 anos, além de vacinar ainda idosos de 85 anos ou mais que ainda não foram vacinados.

Fernando Lorenzetti

Fernando Lorenzetti

Fenando Lorenzetti é Jornalista, profissional de mídia, colaborador dos mais importantes veículos de Imprensa do país. Fez sucesso com seu programa na Rede Bandeirantes de TV. Mantém contato diário, como informante, colaborador dos mais prestigiados articulistas e editores do país. Atua em redes sociais e desponta no mercado editorial, de revistas, com circulação no segmento de condomínios. Por 10 anos assinou uma página no jornal Diário do Povo, em Campinas, e página dupla central na revista Metrópole do Correio Popular. Atuou no Jornal da Cidade de Jundiaí e Jornal da região . Além de colaborador da Folha Sudeste, encarte da Folha e Veja Interior. Pilotou o programa de TV "Festa, com Fernando Lorenzetti. O jornalista também é corresponde de veículos internacionais.