Armazém Cachoeira – mas pode me chamar de Armazém do Brás
Em meio a bruxas e duendes, um local em Joanópolis desperta a atenção do público. Não é restaurante. Não é bar. Na verdade é uma mistura de um pouco de cada coisa. O dono, um senhor grandalhão e bonachão, simpático na medida certa, é o chef e garçon ao mesmo tempo. Simples e com agradável sotaque do Norte da Itália seu Brás vai logo oferecendo a sua alichella em um pedacinho do pão que ele mesmo faz. Até que o cliente não reclame, ganha um pedaço de alho crocante com uma folha de manjericão sob o quitute delicioso, delicadamente colocado como se fosse a própria cereja sobre o bolo.
A casa tem apenas duas mesas grandes, tipo confraria. Ali tudo que é servido é baseado no conceito novaiorquino do “finger food” (quando não há necessidade de talheres à mesa). Porções de mortadela com limão, salames nacionais ou italianos renomados, queijos Canastra, – e um queijo holandês dos Deuses, tão maravilhoso quanto o preço caro, R$ 150 o quilo, mas vale à pena cada grama – além dos italianíssimos parmigiano reggiano e Granna Padano e por aí vai. O garimpo também vale. Lá é possível achar o que não se encontra até no Santa Luzia, o renomado supermercado dos Jardins, como por exemplo o doce de leite Viçosa, considerado 8 vezes como o melhor do Brasil, o que de fato é.
Fatto a mano
Uma grande família italiana
O provolone é servido em fatias, com três tipos de geleia. Tudo sem frescura. O milho crocante é uma gostosura, preparado com canela e mel. Há um palmito que derrete na boca, de tão macio e maravilhoso. A pessoa come ali o que está exposto, ao gosto do freguês, e aquilo que desperta apetite. Não há a menor formalidade. Há patês incrivelmente divinos preparados com esmero por Vanda e Brás, que recebem em alguns fins de semana a visita de Harleys Davidsons, apaixonados que são pelo lugar.
O Armazém da Vanda e do Brás, (pode e deve ser chamado de Armazém da Vanda e do Brás – porque a moça trabalha muuito). A casa recebeu nota 4,5, da nota máxima 5, de 161- avaliações da Trip Advisor. Resumindo: quem vai ama, não quer ir embora tampouco parar de comer! Mangia che te fa bene.
Vale à pena super a visita.
R. Cel. Alípio Cardoso | Centro, Joanópolis, 11 45397582
O melhor doce de leite do Brasil