Notícias
WhatsApp
Telegram
Facebook
Email
X

Prefeitura envia à Câmara o Projeto de Lei “Aprendiz Bragantino” para capacitar e empregar jovens do município

Prefeitura envia à Câmara o Projeto de Lei “Aprendiz Bragantino” para capacitar e empregar jovens do município

O Prefeito Edmir Chedid assinou na última quarta-feira (25/06), o Projeto de Lei que institui o Programa Municipal “Aprendiz Bragantino”, uma das metas previstas em seu Plano de Governo. A proposta, formalizada pelo Ofício CM-86/2025, será entregue ao presidente do Legislativo, vereador Sebastião Garcia Amaral, para análise e votação.

Inspirado no antigo programa Guardinha Mirim, o “Aprendiz Bragantino” tem como foco prioritário oferecer formação técnico-profissional em ambiente protegido e legal para jovens em situação de vulnerabilidade social, em acolhimento institucional, em cumprimento ou egressos de medidas socioeducativas, ou em risco de evasão escolar. A proposta segue as diretrizes do artigo 7º, inciso XXXIII da Constituição Federal, do artigo 428 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), da Lei Federal nº 10.097/2000, do Decreto Federal nº 9.579/2018, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e demais legislações pertinentes.

De acordo com o texto do Executivo, o programa tem como objetivo promover a inclusão social, gerar oportunidades de trabalho protegido e garantir uma formação técnico-profissional metódica, promovendo o desenvolvimento pessoal e a autonomia dos participantes. Entre seus principais objetivos estão fomentar a inserção de adolescentes e jovens no mercado de trabalho, prevenir o trabalho infantil e a evasão escolar, estimular a permanência e o bom desempenho dos beneficiários na escola, oferecer formação alinhada às diretrizes do Ministério do Trabalho e Emprego e estimular o desenvolvimento de competências sociais, técnicas e comportamentais compatíveis com o mundo do trabalho.

Poderão participar do programa adolescentes e jovens com idade entre 14 e 24 anos – sendo que, no caso de pessoas com deficiência, não haja limite máximo de idade – que estejam matriculados e frequentando regularmente o ensino fundamental ou médio, ou que já tenham concluído esses níveis, e que comprovem residência no município de Bragança Paulista.

A seleção de aprendizes será feita por meio de processo seletivo público simplificado, com critérios objetivos e priorização daqueles em situação de maior vulnerabilidade social, conforme avaliação das equipes de referência dos serviços socioassistenciais. A coordenação do programa fica a cargo da Secretaria Municipal de Administração, em parceria com a Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social (SEMADS) e outras pastas envolvidas.

Para viabilizar a formação teórica dos aprendizes, a Prefeitura poderá firmar termos de cooperação técnica, convênios ou parcerias com entidades formadoras legalmente habilitadas, organizações da sociedade civil e empresas públicas ou privadas. Já a parte prática das atividades será desenvolvida diretamente nos órgãos da Administração Pública Municipal.

O contrato de aprendizagem será firmado por escrito, com prazo determinado de até dois anos, e deverá garantir uma formação compatível com o desenvolvimento físico, moral e psicológico do jovem. O aprendiz, por sua vez, compromete-se a executar com zelo e responsabilidade as tarefas relacionadas à sua formação. O contrato poderá ser encerrado no seu prazo final, quando o jovem atingir 24 anos (salvo no caso de pessoa com deficiência), ou antecipadamente por motivos como desempenho insuficiente, falta disciplinar grave, ausência injustificada à escola que resulte na perda do ano letivo, ou a pedido do próprio aprendiz.

Os contratos de aprendizagem observam critérios como jornada de trabalho entre 4 e 6 horas diárias (até 30 horas semanais), compatibilidade com o horário escolar, férias coincidentes com o recesso escolar e registro em carteira de trabalho com a anotação devida de aprendiz.

Os participantes terão direitos garantidos como salários proporcionais à jornada com base no salário-mínimo-hora vigente, vale-transporte, férias remuneradas, recolhimento do FGTS e INSS, e acompanhamento social e educacional por parte das equipes técnicas da Prefeitura e das entidades formadoras.

Estas entidades têm como responsabilidades acompanhar o desenvolvimento dos aprendizes, efetuar o repasse de remunerações, manter registros na carteira profissional, monitorar a vida escolar dos participantes e, quando necessário, realizar substituições conforme solicitado pela Administração Municipal.

A fiscalização da execução do programa e da qualidade da formação oferecida será realizada por uma comissão de acompanhamento, a ser instituída por ato do Poder Executivo, com a participação de representantes da administração pública, das entidades formadoras e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Segundo o prefeito Edmir Chedid, “o Aprendiz Bragantino é uma medida de justiça social que fortalece vínculos, estimula a permanência na escola e prepara nossos jovens para o mercado de trabalho”. Edmir destaca ainda que a proposta foi construída com base em experiências bem-sucedidas em municípios vizinhos e adaptada à realidade de Bragança Paulista.

Durante o ato de assinatura do projeto, estiveram presentes, além do prefeito, a vice-prefeita Gislene Bueno (Gi Borboleta); a secretária municipal de Administração, Stefania Penteado Corradini Rela; a chefe de Gabinete, Ruzibel Sena de Carvalho; o secretário especial de Gabinete, Jorge Romanos Junior; o secretário municipal de Serviços, André Bozola; a secretária municipal de Planejamento, Mariana da Rocha Lima; o secretário municipal da Juventude, Esportes e Lazer, Ricardo Yukio Asano; o secretário de Mobilidade Urbana, Dorival Francisco Bertin; o chefe da Divisão de Recursos Humanos, José Maurício Izzo; a assessora da Secretaria de Administração, Bianca Camargo Mazzola; a secretária de Educação, Tatiana Canquerini Leal; o secretário de Segurança e Defesa Civil, Américo Massaki Higuti (Coronel Américo); o secretário de Ação e Desenvolvimento Social, Marcos Roberto dos Santos; o assessor da Divisão de Assuntos Parlamentares, Nivaldo Caixa; e os vereadores Jota Malon, Bruno Leme, Camila Marino, Soninha da Saúde e Ismael Brasilino.

Com a tramitação iniciada no Legislativo, a expectativa da Prefeitura é de que o projeto seja aprovado em breve, permitindo que o programa seja implantado ainda neste semestre e beneficie diretamente centenas de jovens bragantinos.

Assinatura do Projeto de Lei Aprendiz Bragantino (4)
Assinatura do Projeto de Lei Aprendiz Bragantino (3)
Assinatura do Projeto de Lei Aprendiz Bragantino (2)
Postagens Relacionadas

Picture of Fernando Lorenzetti

Fernando Lorenzetti

Fenando Lorenzetti é Jornalista, profissional de mídia, colaborador dos mais importantes veículos de Imprensa do país. Fez sucesso com seu programa na Rede Bandeirantes de TV. Mantém contato diário, como informante, colaborador dos mais prestigiados articulistas e editores do país. Atua em redes sociais e desponta no mercado editorial, de revistas, com circulação no segmento de condomínios. Por 10 anos assinou uma página no jornal Diário do Povo, em Campinas, e página dupla central na revista Metrópole do Correio Popular. Atuou no Jornal da Cidade de Jundiaí e Jornal da região . Além de colaborador da Folha Sudeste, encarte da Folha e Veja Interior. Pilotou o programa de TV "Festa, com Fernando Lorenzetti. O jornalista também é corresponde de veículos internacionais.