Notícias

Bragança Paulista recebe 10 mil mudas como compensação ambiental e avanço no plano de arborização urbana

WhatsApp
Telegram
Facebook
Email
X

Bragança Paulista recebe 10 mil mudas como compensação ambiental e avanço no plano de arborização urbana

A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, recebeu nesta semana o primeiro lote de 10 mil mudas de árvores no Viveiro Municipal, localizado no Parque de Exposições Dr. Fernando Costa (Posta de Monta). A ação integra um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado pela Secretaria com um empreendedor local, como forma de indenização por danos ambientais causados à cidade. Ao todo, serão entregues 21 mil mudas, e esta primeira remessa representa o início de uma importante etapa do plano de arborização urbana do município.

As mudas recebidas contemplam diversas espécies nativas brasileiras, frutíferas e ornamentais, que serão utilizadas futuramente no enriquecimento da arborização de ruas, praças, jardins e áreas públicas. Durante os próximos meses, permanecerão sob cuidados técnicos no próprio viveiro para desenvolvimento e fortalecimento – processo conhecido como “engorda”.

Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o planejamento está previsto para o início do período chuvoso, quando as condições climáticas forem mais adequadas à adaptação e ao crescimento das espécies. “Estamos em época de estiagem, e esse intervalo também será importante para que as mudas cresçam um pouco mais. Assim que estiverem no porte ideal e em boas condições, serão encaminhadas às áreas previamente definidas como prioritárias no nosso plano municipal de arborização”, explicou o secretário, João Ricardo Guimarães Caetano.

O planejamento contempla, principalmente, regiões com menor cobertura vegetal e maior incidência de calor, conforme mapeamento realizado recentemente pela Administração Municipal. O objetivo é ampliar a massa verde da cidade, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar, a redução das ilhas de calor, a absorção das águas das chuvas e o equilíbrio do microclima urbano.

Além dos benefícios ambientais, o aumento da vegetação também colabora para a preservação da fauna urbana, oferecendo alimento e abrigo para diversas espécies. “Esse é um trabalho que une sustentabilidade, saúde pública, conforto térmico e paisagismo urbano. Bragança é uma cidade que planta cada vez mais e que tem atuado de maneira estratégica e responsável no enfrentamento das mudanças climáticas”, acrescentou o secretário.

As ações de planejamento contarão ainda com a participação de escolas, entidades e demais órgãos municipais, promovendo o envolvimento da sociedade civil no processo de educação ambiental e valorização das áreas

Picture of Fernando Lorenzetti

Fernando Lorenzetti

Fenando Lorenzetti é Jornalista, profissional de mídia, colaborador dos mais importantes veículos de Imprensa do país. Fez sucesso com seu programa na Rede Bandeirantes de TV. Mantém contato diário, como informante, colaborador dos mais prestigiados articulistas e editores do país. Atua em redes sociais e desponta no mercado editorial, de revistas, com circulação no segmento de condomínios. Por 10 anos assinou uma página no jornal Diário do Povo, em Campinas, e página dupla central na revista Metrópole do Correio Popular. Atuou no Jornal da Cidade de Jundiaí e Jornal da região . Além de colaborador da Folha Sudeste, encarte da Folha e Veja Interior. Pilotou o programa de TV "Festa, com Fernando Lorenzetti. O jornalista também é corresponde de veículos internacionais.