Notícias
WhatsApp
Telegram
Facebook
Email
X

Prefeitura de Jundiaí forma 2ª turma de Letramento Digital e abre nova edição

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e do CRAS Oeste, realizou nesta semana a formatura da segunda turma do Curso de Letramento Digital, oferecido em parceria com a empresa Alpino. A iniciativa integra adolescentes de famílias inscritas no Cadastro Único, ampliando oportunidades de capacitação e inclusão social.

O prefeito Gustavo Martinelli destacou a importância do projeto para a cidade. “Investir na capacitação e no futuro dos nossos jovens é investir no desenvolvimento da cidade. Esse curso é um exemplo de como a união entre poder público e iniciativa privada gera resultados concretos, abre portas para os adolescentes e contribui para a construção de um município mais justo e inclusivo.”

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Luciane Mosca, reforçou o compromisso da pasta em oferecer iniciativas de inclusão produtiva. “É com grande satisfação que celebramos a formatura da segunda turma do Curso de Letramento Digital, oferecido em parceria com a empresa Alpino. Essa iniciativa promove a inclusão digital e social de adolescentes em situação de vulnerabilidade, oferecendo oportunidades para acessar tecnologias digitais e vivenciar o ambiente corporativo. Parabéns aos 10 adolescentes formados! Estamos comprometidos em continuar oferecendo programas que fortaleçam os vínculos familiares e comunitários e preparem nossos jovens para o mercado de trabalho, e ansiosos para dar as boas-vindas à terceira turma, que inicia em 23 de setembro.”

A parceria entre a Prefeitura e a empresa Alpino já se consolidou como uma ação estratégica de inclusão digital. Essa é a segunda turma, e atendeu 12 adolescentes, com 10 formados, e em setembro terá início a terceira edição.

Para a gestora de RH da empresa Alpino, Simone Cunha, a iniciativa representa um investimento no futuro dos jovens. “A Alpino, em parceria com a SMADS, concluiu a segunda turma do Projeto de Inclusão Digital, iniciativa que oferece aos jovens capacitação em tecnologia. O programa tem como objetivo preparar os jovens para o mercado de trabalho, ampliar suas perspectivas profissionais e promover inclusão social por meio do acesso ao conhecimento tecnológico.”

Já a educadora social e chefe da Divisão de Inclusão Produtiva e Qualificação Profissional, Edilaine Cardoso, ressaltou o impacto do curso na vida dos adolescentes. “Para nós, da Divisão de Inclusão Produtiva e Qualificação Profissional, a parceria com a empresa Alpino é de extrema importância, pois permite ampliar as oportunidades de inclusão digital para adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Essa iniciativa fortalece a política de assistência social ao promover acesso ao conhecimento, estimular o protagonismo juvenil e preparar os jovens para o futuro, demonstrando como a união entre o poder público e a iniciativa privada pode transformar vidas e abrir caminhos para a inclusão social e profissional.”

A diretora de Políticas Complementares, Iara Coqueiro, destacou o caráter transformador do projeto.
“É por meio de iniciativas como essas que a Política de Assistência Social reafirma o seu compromisso com a promoção da autonomia das famílias e do protagonismo infantojuvenil. Ao investir em jovens hoje, essas parcerias não apenas transformam trajetórias individuais, mas também contribuem para o desenvolvimento econômico e social do município, reduzindo evasão escolar, dependência de assistência social e promovendo mobilidade social.”

O curso tem como objetivos ampliar o acesso dos adolescentes às tecnologias digitais, estimular vivências no ambiente corporativo, promover inclusão social e apoiar a futura inserção no mercado de trabalho. Além disso, fortalece vínculos familiares e comunitários, consolidando a intersetorialidade entre poder público e iniciativa privada.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ

Picture of Fernando Lorenzetti

Fernando Lorenzetti

Fenando Lorenzetti é Jornalista, profissional de mídia, colaborador dos mais importantes veículos de Imprensa do país. Fez sucesso com seu programa na Rede Bandeirantes de TV. Mantém contato diário, como informante, colaborador dos mais prestigiados articulistas e editores do país. Atua em redes sociais e desponta no mercado editorial, de revistas, com circulação no segmento de condomínios. Por 10 anos assinou uma página no jornal Diário do Povo, em Campinas, e página dupla central na revista Metrópole do Correio Popular. Atuou no Jornal da Cidade de Jundiaí e Jornal da região . Além de colaborador da Folha Sudeste, encarte da Folha e Veja Interior. Pilotou o programa de TV "Festa, com Fernando Lorenzetti. O jornalista também é corresponde de veículos internacionais.