Espaço faz parte do Parque Linear do Rio Jaguari
Bragança Paulista receberá mais uma grande obra para fomentar o turismo, gerar renda, emprego e atrair visitantes, além de criar um espaço cheio de atrativos para a comunidade. Nesta quinta-feira, dia 05/10, foi liberada verba do Dadetur 2023 (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos), sendo destinados R$ 7.214.513,84 para o município construir a Praça da Música.
O Prefeito Municipal acompanhou a liberação do recurso, em solenidade do Palácio dos Bandeirantes com a presença do Governador e do secretário de Turismo e Viagens, além deputados, prefeitos, vereadores, representantes de instituições financeiras e lideranças do setor turístico, entre outros.
Os recursos do Dadetur representam uma importante parceria com o Governo do Estado. A Praça da Música será mais uma grande obra para fomentar o turismo e colaborar com o desenvolvimento de Bragança Paulista.
PRAÇA DA MÚSICA
O novo atrativo turístico e cultural faz parte do Parque Linear do Rio Jaguari, que se inicia na Estação Ferroviária do Curitibanos e está dividido em fases. Uma delas é a Marquise de Entrada e Praça da Música, que contará com um Centro de Apoio, restaurante, food truck, palco para shows e apresentações, além da Praça dos Instrumentos.
Nas demais fases, o Parque Linear receberá a Praça Radical, Praça do Relógio, Parque das Crianças, Escola Ecológica e Área para bote. A restauração da Estação Ferroviária do Curitibanos também faz parte do projeto.
A finalidade do Parque Linear é garantir a recuperação e a preservação ambiental da calha do rio Jaguari, a revegetação da Área de Preservação Permanente (APP) e, por meio dele, a oferta de um parque urbano como opção de lazer, educação e cultura. Ao todo, serão aproximadamente 4 quilômetros de extensão, margeando o principal rio do município.
CREDITURSP
O Governo do Estado lançou também na solenidade o CrediturSP, novo programa de incentivo ao crédito e investimento turístico paulista. A iniciativa oferece R$ 4 bilhões em recursos para desenvolvimento do turismo em todo o estado, além de serviços de consultoria e orientação.
Segundo informação do governo estadual, o turismo representa 10% do PIB paulista e 4% do PIB nacional. O CrediturSP deve impulsionar a atração de investimentos, diversificar a oferta de atrativos nos destinos turísticos e gerar novos empregos. O programa conta com a parceria de dez instituições financeiras que vão oferecer consultoria, orientação e linhas sob medida para cada modelo de negócio.
As taxas são a partir de 0,33% ao mês, com carência de até três anos e amortização de 36 a 120 meses. O crédito turístico vai beneficiar toda a cadeia produtiva do setor, do artesão a grandes grupos corporativos, incluindo os 52 setores relacionados ao turismo e também as gestões municipais. Para divulgar o programa, o Governo de São Paulo desenvolveu uma plataforma disponível no site www.turismo.sp.gov.br/onepage/creditur com informações sobre as linhas disponíveis e as condições.