Prefeito é elogiado por pronunciamentos curtos, diretos e sobretudo pela naturalidade
Em análise mais minuciosa, a diferença do publicitário e do jornalista é o olhar sobre o produto, embora ambos sejam profissionais indispensáveis do mesmo segmento. Neste sentido, a secretaria de Comunicação da prefeitura de Atibaia, hoje é dirigida por uma profissional de mídia, advinda do jornalismo. Viviane Cocco emprega em seu trabalho a tendência omnichanel – todos os canais. A novidade é que o atual prefeito Emil Ono, pode surgir, sem muitos avisos, a qualquer hora do dia, na timeline dos moradores, de uma maneira espontânea, na forma de um amigo dando um conselho: “Oi, pessoal…”, invariavelmente começa o prefeito de forma com a saudação simples. Geralmente fala de assunto de relevância, mas de maneira tranquila, de pé, e vez ou outra acompanhado ou de técnico ou do vice-prefeito. Emil surge como se estivesse dando um alerta, pedindo a colaboração da população, ou avisando sobre alguma mudança, nas ruas, obras, ou até reclamando com relação à aglomeração, e ainda até pedindo ajuda do comércio. Justamente a simplicidade está fazendo toda diferença, pois o prefeito não parece um boneco engessado e termina a mensagem de forma rápida.
Prefeito vai às ruas e manda o recado em vídeos de no máximo dois minutos
A primeira-dama neste sentido também inovou na comunicação. De uma forma bem pessoal, visita comerciantes, tira fotos, e dá preferência para que o destaque seja, não ela mesma, mas o próprio comércio que posteriormente é destacado em suas redes sociais.
O cenário me faz lembrar um deputado presente numa festa temática em Jarinu, que ao chegar, convidado para subir no palanque, declarou: “Eu vim aqui só para dizer que amo morangos e amo Atibaia”. Foi o mais aplaudido!
“Além da Vivi ser muito competente e boazinha como pessoa, a Comunicação da Prefeitura melhorou como um todo e está bem dinâmica”, afirma conhecido radialista. Já um empresário acredita que a naturalidade faz toda diferença: “Em geral os políticos todos gostam de falar muito e acabam se esquecendo e se estendem, isso cansa, mas o Emil é o contrário, ele fala na lata o essencial e isso agrada”, opina o dono de uma grife de móveis para escritório. A professora de Português Marilda Seixas notou que os erros de português teriam diminuido no site da prefeitura: “O estilo de escrever parece o mesmo, mas notei que há uma revisão maior, um cuidado feminino e isso é muito bom”, diz.