Notícias

Exposições marcam comemorações do aniversário de 356 anos de Atibaia

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
Email

Na semana do aniversário da cidade, Secretaria Municipal de Cultura abre duas exposições sobre as Congadas e a mostra de artes visuais “Em Obras”

Há mais de dois séculos e meio, os tambores, violas e ladainhas das Congadas ressoam em Atibaia em dois momentos: durante os festejos do ciclo natalino e em louvor do padroeiro da cidade, São João Batista. Com a pandemia e as restrições a eventos com público, os ternos de congo não poderão se apresentar nas ruas do centro histórico no dia 24 de junho, mas não deixarão de colorir a cidade em comemoração do aniversário do “santo festeiro” e dos 356 anos de Atibaia, trazendo cultura, religiosidade e tradição em duas exposições que abrem nesta quarta-feira (23).

A exposição “Ouçam as ladainhas e tambores tocarem” ficará em cartaz nos muros da escola municipal Florêncio Pires de Camargo, em frente à Praça Três Poderes e ao Santo Cruzeiro, até o dia 6 de julho. A mostra traz painéis fotográficos que fazem parte do acervo municipal, sob os cuidados do Museu Municipal João Batista Conti, e retrata os Ternos Azul, Rosa, Verde e Vermelho desde as rezas, pedidos e agradecimentos que acontecem na Alvorada no Santo Cruzeiro até as procissões que encerram o dia de festejos e homenagens a São João, São Benedito e Nossa Senhora do Rosário.

As festas, danças, rituais e celebrações da Congada também estão retratados na mostra do Clube Atibaiense de Fotografia, que desde a sua fundação em 1991 participa das festividades do aniversário com algum tema relacionado à cidade. Devido à impossibilidade de apresentação dos congos nas ruas por causa da pandemia, o Clube decidiu prestar essa homenagem a um dos maiores patrimônios culturais imateriais de Atibaia, cuja história está entrelaçada com a história da cidade. A Mostra Fotográfica sobre as Congadas pode ser conferida até o dia 25 de julho no Centro de Convenções e Eventos “Victor Brecheret”.

Exposição de artes visuais
Também no Centro de Convenções acontece a exposição “Em Obras”, da artista visual e professora Alline Nakamura. A mostra foi aberta na segunda-feira (21) e integra o Projeto “Vistas de Lá e Cá”, inaugurado pela artista no começo deste mês no Cine Itá Cultural. A parte do projeto em exposição no Centro de Convenções reúne em uma instalação de artes visuais uma série de fotografias, desenhos e outros trabalhos apresentados pela artista em exposições como o Encontro de Artes Plásticas de Atibaia, o Mezanino de Fotografia Itaú Cultural de São Paulo e a mostra “Olhar Incomum: Japão Revisitado”, que aconteceu no Museu Oscar Niemeyer.

Contemplado pelo programa ProAC LAB-Expresso – uma iniciativa da secretaria estadual de Cultura e Economia Criativa que conta com recursos da Lei Aldir Blanc –, o projeto também tem o apoio da Prefeitura da Estância de Atibaia. Os painéis fotográficos que compõem o restante da mostra de artes visuais estão dispostos nas portas de vidro do Cine Itá Cultural, com possibilidade de visualização por quem passar pela Rua Visconde do Rio Branco, atrás da Igreja Matriz.

Atibaia completa 356 anos na quinta-feira, dia 24, e para a festa de aniversário, a Prefeitura preparou uma programação especial on-line que começa com o tradicional ato cívico às 9h, transmitido pelo Facebook da Prefeitura (https://www.facebook.com/atibaia/)*. De lá as comemorações seguem para o palco do Centro de Convenções “Victor Brecheret”, que está sendo transformado num estúdio com toda a tecnologia necessária para a transmissão das lives com artistas locais. A programação completa do aniversário de 356 anos de Atibaia está disponível em: http://www.prefeituradeatibaia.com.br/noticia/atibaia-356-anos/ .

*Atualização dia 23 de junho às 20h30.

**A Programação está sujeita a alterações

Fernando Lorenzetti

Fernando Lorenzetti

Fenando Lorenzetti é Jornalista, profissional de mídia, colaborador dos mais importantes veículos de Imprensa do país. Conta com mais de 250 mil seguidores em suas redes sociais e possui dezenas de grupos nas cidades da região de Campinas. Mantém contato diário, como informante, colaborador dos mais prestigiados articulistas e editores do país. Atua em redes sociais e desponta no mercado editorial, de revistas, com circulação no segmento de condomínios. Por 10 anos assinou uma página no jornal Diário do Povo, em Campinas, e página dupla central na revista Metrópole do Correio Popular. Atuou no Jornal da Cidade de Jundiaí e Jornal da região . Além da Folha Sudeste e Veja Interior. Pilotou o programa de TV " Festa, com Fernando Lorenzetti ", na Band, Rede Bandeirantes de Televisão por mais de uma década, sendo líder de audiência, e foi apesentador de TVs do seguimento News. O jornalista está no Instagran: @lorenzetti_fernando e em todas as demais redes sociais.