Notícias

Frente fria intensifica Operação Noites Frias, com acolhimento ampliado em Jundiaí neste fim de semana

WhatsApp
Telegram
Facebook
Email
X

Com a queda acentuada das temperaturas nos últimos dias, a Prefeitura de Jundiaí intensificou o atendimento da Operação Noites Frias, ação coordenada pela Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS). A operação, que foi antecipada no último dia 17 de maio por conta das previsões meteorológicas, voltou a atuar de forma mais incisiva nos últimos dias devido à temperatura inferior a 13°C, ampliando o acolhimento à população em situação de rua.

Nos dias 28 e 29 de maio, a Operação Noites Frias acolheu 47 e 53 pessoas, respectivamente, em abrigos da rede e na Casa de Passagem. Além do acolhimento, foram distribuídos cobertores, roupas de frio, água e outros itens essenciais para garantir proteção e bem-estar durante as noites de baixa temperatura.

Abordagem nas ruas da cidade
Distribuição de cobertores

A ação é coordenada pela equipe do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) e Centro Pop, que atua 24 horas por dia com um coordenador e três equipes de campo, cada uma composta por um motorista e dois orientadores sociais. As equipes realizam abordagens ativas pelos principais pontos da cidade e também respondem a solicitações da população.

“Temos monitorado diariamente as condições climáticas para garantir uma resposta rápida e eficaz. Com a queda acentuada das temperaturas nos últimos dias, intensificamos as abordagens e ampliamos os atendimentos. O trabalho das nossas equipes é técnico, humanizado e essencial para salvar vidas. A cada acolhimento, garantimos mais do que abrigo, oferecemos dignidade, proteção e a possibilidade de encaminhamento para outros serviços da rede”, explica João Guilherme, gerente do Centro Pop e responsável pela operação.

Neste ano, a estrutura da operação foi reforçada com 40 vagas extras para pernoite — 20 no Hacali e 20 na Casa Santa Marta —, somadas às 30 vagas permanentes da Casa de Passagem. Além do pernoite, são distribuídos insumos como cobertores, gorros, meias, luvas e água.

“A Operação Noites Frias é uma ação estratégica que reforça nosso compromisso com a proteção da população em situação de rua. Mesmo com a estrutura mantida ao longo do ano, o frio extremo exige respostas emergenciais, como o aumento de vagas e a distribuição de insumos. Nosso trabalho é articulado, com foco no cuidado e na escuta qualificada, e conta com o apoio fundamental da população, que pode acionar o SEAS sempre que encontrar alguém precisando de acolhimento”, destaca Luciane Mosca, gestora da UGADS.

Continuidade da operação
Com a previsão de temperaturas ainda baixas nos próximos dias, a operação seguirá atuando durante todo o final de semana, com equipes nas ruas e estrutura reforçada de acolhimento.

Como ajudar
A população pode colaborar acionando o Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) pelo telefone ou WhatsApp: (11) 98531-0146, serviço disponível 24 horas por dia. A melhor forma de ajudar é informando a localização da pessoa em situação de rua, para que a equipe possa oferecer atendimento adequado com acolhimento, escuta e encaminhamentos necessários.

A Operação Noites Frias segue ativa até o dia 30 de agosto, mas o atendimento emergencial é acionado em qualquer época do ano sempre que a temperatura atinge 13°C ou menos.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ

Picture of Fernando Lorenzetti

Fernando Lorenzetti

Fenando Lorenzetti é Jornalista, profissional de mídia, colaborador dos mais importantes veículos de Imprensa do país. Fez sucesso com seu programa na Rede Bandeirantes de TV. Mantém contato diário, como informante, colaborador dos mais prestigiados articulistas e editores do país. Atua em redes sociais e desponta no mercado editorial, de revistas, com circulação no segmento de condomínios. Por 10 anos assinou uma página no jornal Diário do Povo, em Campinas, e página dupla central na revista Metrópole do Correio Popular. Atuou no Jornal da Cidade de Jundiaí e Jornal da região . Além de colaborador da Folha Sudeste, encarte da Folha e Veja Interior. Pilotou o programa de TV "Festa, com Fernando Lorenzetti. O jornalista também é corresponde de veículos internacionais.