Notícias

Região Metropolitana de Jundiaí promove reunião emergencial para enfrentamento da alta demanda causada por síndromes respiratórias

WhatsApp
Telegram
Facebook
Email
X

Publicada em 29/05/2025 às 19:12

Diante do aumento expressivo de casos de síndromes respiratórias em toda a Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ), representantes e secretários de Saúde dos municípios de Cabreúva, Itupeva, Jarinu e Várzea Paulista participaram de uma reunião, na tarde desta quinta-feira (29), para alinhar estratégias conjuntas.

Reunião realizada nesta quinta-feira (29), na Prefeitura de Jundiaí

Durante o encontro, os participantes pactuaram que cada município passará a absorver, dentro das suas capacidades, os pacientes estáveis oriundos de sua própria cidade, atualmente internados em Jundiaí. O objetivo é liberar leitos nos hospitais São Vicente e Universitário, que estão operando com ocupação máxima, e garantir o atendimento dos casos mais graves.

Também estiveram presentes o gestor da Casa Civil de Jundiaí, Fábio Nadal, além de representantes do Hospital São Vicente e do Hospital Universitário. Os municípios de Campo Limpo Paulista e Louveira não estiveram presentes.

A gestora de Saúde de Jundiaí, Dra. Marcia Facci, destacou a importância do diálogo constante. “O diálogo entre os participantes do Comitê Hospitalar da RMJ será fundamental. Vamos entender caso a caso antes de tomar qualquer decisão, sempre priorizando o bem-estar dos pacientes. Trabalhar em conjunto é essencial para superar este momento de pressão sobre os sistemas de saúde.”, afirmou.

Além disso, Jundiaí se colocou à disposição para oferecer capacitação aos profissionais dos municípios da RMJ e compartilhar um protocolo de atendimento unificado, a fim de garantir um padrão de qualidade na assistência prestada em toda a região.

Ainda segundo Dra. Marcia, o envolvimento da população é essencial neste momento. “A quantidade de crianças e bebês necessitando de suporte respiratório está chamando a atenção nos registros deste ano. Os idosos também estão evoluindo para quadros complexos. O vírus está mais forte, e é fundamental que a população faça a sua parte, adotando cuidados e mantendo a vacinação em dia”, alertou.

Atualmente, os hospitais que atendem o sistema público em Jundiaí estão com ocupação máxima dos leitos de internação. O Hospital São Vicente registra 321 internações, sendo 28 pacientes de Várzea Paulista, 18 de Itupeva, 15 de Cabreúva, 14 de Campo Limpo Paulista, 11 de Jarinu e 7 de Louveira. Já o Hospital Universitário conta com 33 leitos ocupados na maternidade, 20 internados na UTI Neonatal e 16 na UTI Pediátrica.

Em Jundiaí, a vacinação contra a gripe está liberada para toda a população a partir dos seis meses de idade desde o dia 20 de maio. A dose está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família, durante a semana, no horário de atendimento das salas de vacina.
CONFIRA OS ENDEREÇOS DAS UBSs E CLÍNICAS DA FAMÍLIA

Já a vacina contra a Covid-19 segue o cronograma definido pelo Ministério da Saúde e é aplicada em crianças de 6 meses a menores de 5 anos, população acima de 12 anos pertencente ao grupo prioritário e crianças de 5 a 11 anos que também fazem parte de grupos prioritários.
ACESSE AQUI O CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ

Picture of Fernando Lorenzetti

Fernando Lorenzetti

Fenando Lorenzetti é Jornalista, profissional de mídia, colaborador dos mais importantes veículos de Imprensa do país. Fez sucesso com seu programa na Rede Bandeirantes de TV. Mantém contato diário, como informante, colaborador dos mais prestigiados articulistas e editores do país. Atua em redes sociais e desponta no mercado editorial, de revistas, com circulação no segmento de condomínios. Por 10 anos assinou uma página no jornal Diário do Povo, em Campinas, e página dupla central na revista Metrópole do Correio Popular. Atuou no Jornal da Cidade de Jundiaí e Jornal da região . Além de colaborador da Folha Sudeste, encarte da Folha e Veja Interior. Pilotou o programa de TV "Festa, com Fernando Lorenzetti. O jornalista também é corresponde de veículos internacionais.