Notícias

Jundiaí reforça vocação industrial com mais de 51 mil empregos formais e crescimento constante no número de empresas

WhatsApp
Telegram
Facebook
Email
X

Jundiaí reafirma, em 2025, sua posição de destaque no cenário industrial paulista e nacional. Com 555 indústrias ativas, que representam 27,87% dos empregos formais do município, a cidade demonstra força e resiliência no setor produtivo. São 51.867 postos de trabalho formais apenas na indústria, segundo dados atualizados do Departamento de Licenciamento de Atividades e do Balcão do Empreendedor da Prefeitura de Jundiaí e CAGED-Cadastro Geral de Empregados e Desempregados.

Ao todo, Jundiaí contabiliza 61.383 empresas em atividade e 186.098 empregos formais distribuídos entre os setores de serviços, indústria, comércio, construção civil e agropecuária. Somente entre 1º de janeiro e 15 de maio de 2025, o município registrou a abertura de 898 novas empresas, reflexo direto do ambiente favorável ao empreendedorismo e à expansão dos negócios.

A infraestrutura estratégica aliada ao ambiente institucional estável atrai investimentos e consolida Jundiaí como destino ideal para a instalação e expansão de empresas nacionais e multinacionais.

“A indústria depende da logística e a logística da indústria. Este é o ponto que faz a diferença no desenvolvimento econômico sob a ótica da geração de emprego, renda, arrecadação de impostos e PIB”, destaca o gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Humberto Cereser.

A cidade está conectada às melhores rodovias do país, como Anhanguera e Bandeirantes, com acesso rápido aos principais aeroportos (Guarulhos, Congonhas e Viracopos) e ao Porto de Santos, via ligação ferroviária. Esse diferencial logístico torna Jundiaí altamente atrativa para o setor produtivo.

“Somos referência local, nacional e internacional justamente por essa combinação estratégica entre infraestrutura, localização e ambiente de negócios favorável”, explica o diretor de Fomento à Indústria, Gilson Pichioli. “Isso se reflete no número crescente de empresas e na força do nosso parque industrial.”

Com IDH elevado (0,857), PIB per capita acima da média nacional (R$ 135 mil) e localização estratégica, Jundiaí segue como referência em desenvolvimento econômico sustentável — um município que alia tradição industrial à inovação e competitividade.

O prefeito Gustavo Martinelli reforça o papel da indústria como motor do desenvolvimento da cidade: “Nossa gestão atua para criar um ecossistema favorável aos negócios. A indústria tem papel essencial na geração de empregos e riqueza para Jundiaí. Vamos continuar trabalhando para atrair novos investimentos, garantindo infraestrutura, segurança jurídica e qualificação da mão de obra.”

Com esses pilares sólidos, Jundiaí se mantém como um dos principais motores da economia paulista e brasileira, um território fértil para o crescimento industrial e para o futuro da inovação.

Picture of Fernando Lorenzetti

Fernando Lorenzetti

Fenando Lorenzetti é Jornalista, profissional de mídia, colaborador dos mais importantes veículos de Imprensa do país. Fez sucesso com seu programa na Rede Bandeirantes de TV. Mantém contato diário, como informante, colaborador dos mais prestigiados articulistas e editores do país. Atua em redes sociais e desponta no mercado editorial, de revistas, com circulação no segmento de condomínios. Por 10 anos assinou uma página no jornal Diário do Povo, em Campinas, e página dupla central na revista Metrópole do Correio Popular. Atuou no Jornal da Cidade de Jundiaí e Jornal da região . Além de colaborador da Folha Sudeste, encarte da Folha e Veja Interior. Pilotou o programa de TV "Festa, com Fernando Lorenzetti. O jornalista também é corresponde de veículos internacionais.