Jundiaí segue se destacando no cenário nacional do empreendedorismo e ocupa a 12ª posição entre as melhores cidades brasileiras para empreender. Segundo dados da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), a cidade registrou um aumento de 40,8% no número de Empresas de Pequeno Porte (EPP), passando de 489 em 2023 para 685 em 2024. As Médias Empresas também cresceram significativamente, passando de 2.630 em 2023 para 3.646 em 2024, um aumento de 38,63%. Além disso, foram registrados 1.689 novos Microempreendedores Individuais (MEIs) neste ano.
“Jundiaí avança porque proporciona um ambiente favorável aos negócios e estimula o empreendedorismo. Além disso, investimos em capacitação para geração de emprego e renda”, destaca o Gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Humberto Cereser.

Fomento ao empreendedorismo
Os números refletem a importância da parceria entre o poder público, a iniciativa privada e entidades do terceiro setor. O Programa Jundiaí Empreendedora facilita o acesso dos empreendedores aos serviços públicos necessários para abertura, regularização e crescimento dos seus negócios.
Outro destaque é o fomento às feiras de serviços, como a FENS (Feira do Empreendedor, Negócios e Serviços), que movimenta mais de 30 mil pessoas e conta com mais de 400 expositores.
A capacitação da mão de obra também é uma prioridade, por meio de parcerias com o Sistema S e Fatec. Recentemente, foi anunciada uma parceria com Aeroporto de Jundiaí na criação de curso de Mecânico de Manutenção Aeronáutica, reforçando o compromisso da cidade com o desenvolvimento econômico e social.