Tida como uma das melhores cidades de Minas para se viver, de fato a cidade de Extrema, em si, no que diz respeito ao cenário das montanhas, à simpatia da população, seduz a todos. Mas ao mesmo tempo que é convidativa, num olhar mais apurado, a gente vê que a coisa, ao menos em tese, não é tão maravilhosa assim. O morador tá pagando mico, porque paga impostos mas convive com a falta de conservação. Na zeladoria, as maravilhas alardeadas pelas famílias, (que há anos se revezam no poder) se concentram apenas na região central. No geral a coisa anda meio “flopada”. A atual administração municipal deixa a desejar e macula a boa fama de Extrema. Embora o centro da cidade tenha guias pintadas, e as ruas suiçamente limpas, a situação do entorno não é tão agradável assim de se ver. Bairros como Salto, Salto do Meio e Salto de Cima, sofrem. Tá uó. Como se diz na gíria.
Isso tudo sem falar na falta de água, que agora virou moda!
Com população de 35 mil habitantes, segundo IBGE, há dados otimistas, tipo a taxa de escolarização de 6 a 14 anos, que é de 97, 5%. O morador em geral é jovem, sendo a maior faixa entre os 20 e 34 anos, também segundo o IBGE.
Indústrias importantes como a Kopenhaghen e Bauducco, graças aos atrativos oferecidos pela prefeitura, transferiram polos para a cidade. Porém, há um contraste que grita aos olhos entre o belo e o feio. O realizado e o abandonado – e principalmente o prometido. Será que os políticos falam a verdade quando se referem a Extrema como paraíso ? A impressão que se tem, ao olhar, como disse, numa visão mais apurada, é a dúvida que fica. Se aquela mulher maravilhosa, linda, se tornou atraente apenas após uma boa make-up -, com pintura nos olhos e batom provocante – ou se realmente ela é tudo isso. A gente não sabe responder. Talvez o morador possa ajudar. E cá entre nós, já questione se os vereadores e o grupo que comanda a cidade devem ser reeleitos ou deletados! Fotos do dia 27/01/2019.
LOMBADAS QUASE SEM SINALIZAÇÃO
PONTOS DE ÔNIBUS ENVERGONHAM USUÁRIOS
O banco do ponto de ônibus
Buracos no asfalto
Asfalto novo ?
Salto: Mais um ponto de ônibus sucateado
Tudo jogado nas laterais da estrada
Calçada para uso do morador de Extrema ?
Placas antigas no centro não foram retiradas
Desrespeito ao cadeirante; falta fiscalização
Início de obra da UBS, novembro/2018. Até agora nenhum tijolinho
Sinalização confusa em escola do Centro
Passarela feita em 2018: acabamento mal feito com gambiarra
Posto de Saúde tem até casas de marimbondo
Grade de proteção de ponte: tudo destruído
Asfalto novo de qualidade duvidosa
Extrema: Inovação, gestão de resultados ou make-up ?
Posição da Prefeitura: O assessor de Imprensa João Paulo, informou que a construtora Cem Dez responsável pela obra prometida para início em novembro, do ano passado, com prazo de término para 9 meses, já foi notificada. Sobre abrigos de ônibus afirmou que são trocados de acordo com a demanda da secretaria responsável. A respeito de casa de marimbondo no Posto de Saúde sugeriu que é de responsabilidade do Corpo de Bombeiros. Informou que a chuva eventualmente abre novos buracos no asfalto e que a prefeitura costuma fazer asfalto novo em casos de necessidade. Sobre sinalização em lombadas revelou que a questão também é com a secretaria de Obras.