Notícias, novidades

Museu do Telefone recebe encontro com telefonistas da CRTB no dia 22 de setembro

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
Email

Iniciativa reunirá as telefonistas que atuaram na cidade  

Museu do Telefone recebe encontro com telefonistas da CRTB no dia 22 de setembro

Durante o período de funcionamento da Companhia Rede Telephonica Bragantina (CRTB), milhares de vozes ecoaram pelo Brasil graças ao trabalho das telefonistas. E para abordar as histórias e lembranças dessa época, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, realiza no dia 22 de setembro, às 14h, no Museu do Telefone, o evento “Café com Memórias”.

Com a presença de telefonistas de diversas gerações, a iniciativa permitirá que o Museu do Telefone acompanhe a trajetória de testemunhas oculares de um processo cultural e de suas transformações ao longo da história, instrumentalizando o registro da história oral sobre o papel da profissão na sociedade bragantina, paulista e brasileira, abordando o ser humano como a figura central e geradora de nossa cultura.

Com o tema “Memórias e Democracia”, a atividade integra a programação gratuita da 17ª Primavera dos Museus, uma iniciativa promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que ocorre anualmente durante o início da estação da primavera, envolvendo museus e instituições culturais em todo o Brasil. Essa temporada cultural busca estimular a participação do público nas atividades promovidas pelos museus e criar espaços de reflexão e diálogo sobre temas relevantes da sociedade contemporânea.

Sobre o museu

Inaugurado em 28 de outubro de 1976 pela Telecomunicações de São Paulo (TELESP), o Museu do Telefone é o primeiro do gênero no Brasil. São cerca de 100 peças, todas em perfeito estado de conservação que foram doadas pela fundação telefônica, mantendo viva a cultura material e possibilitando uma retrospectiva pela história da telecomunicação mundial.

O equipamento cultural expõe desde os primeiros datados de 1877 aos mais recentes aparelhos que transmitem, além da voz, a imagem das pessoas, cópias de documentos, entre outras funcionalidades.

Serviço

17ª Primavera dos Museus – “Café com Memórias”

Local: Museu do Telefone

Data: 22 de setembro

Horário: 14h

Classificação indicativa: livre

Entrada gratuita

Notícias relacionadas

Fernando Lorenzetti

Fernando Lorenzetti

Fenando Lorenzetti é Jornalista, profissional de mídia, colaborador dos mais importantes veículos de Imprensa do país. Conta com mais de 250 mil seguidores em suas redes sociais e possui dezenas de grupos nas cidades da região de Campinas. Mantém contato diário, como informante, colaborador dos mais prestigiados articulistas e editores do país. Atua em redes sociais e desponta no mercado editorial, de revistas, com circulação no segmento de condomínios. Por 10 anos assinou uma página no jornal Diário do Povo, em Campinas, e página dupla central na revista Metrópole do Correio Popular. Atuou no Jornal da Cidade de Jundiaí e Jornal da região . Além da Folha Sudeste e Veja Interior. Pilotou o programa de TV " Festa, com Fernando Lorenzetti ", na Band, Rede Bandeirantes de Televisão por mais de uma década, sendo líder de audiência, e foi apesentador de TVs do seguimento News. O jornalista está no Instagran: @lorenzetti_fernando e em todas as demais redes sociais.