O posto do Corpo de Bombeiros de Atibaia não será mais posto, e sim uma simples estação. Assim, no setor administrativo, a comunidade da Terra dos Morangos passa a ter que se dirigir para Bragança Paulista. Atibaia perde e passa a ter classificação de cidade com menos de 100 mil habitantes. Essas cidades até então, era munidas de “estação” e cidades com mais de cem mil habitantes, caso de Atibaia, são munidas de Postos de Corpo de Bombeiros.
Atibaia passa a ser uma cidade com uma simples “estação”. Não se sabe o motivo, mas o Governo do Estado decidiu rebaixar Atibaia, que passa a ter efetivo menor, perdendo parte do atual quadro.
A data para a mudança não foi anunciada. Atibaia não terá mais um comandante oficial de corporação e três cargos técnicos serão extintos. A população de Atibaia que necessitar de laudos, licenças, documentos, perícias e solicitações deverá se dirigir para Bragança Paulista. Parte da comunidade pretende cobrar, através de abaixo assinado, as autoridades estaduais, para que Atibaia não seja rebaixada e em vez de avançar, perca ainda mais espaço no efetivo.