Notícias

Obra da nova estação de tratamento de água de Atibaia alcança 80% de conclusão

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
Email

Nova unidade irá modernizar o sistema e dobrar a capacidade de tratamento de água no município

A nova Estação de Tratamento de Água (ETA) de Atibaia segue em construção no Centro da cidade, na sede da SAAE – Saneamento Ambiental de Atibaia, e, no momento, 80% das obras já estão concluídas. Levando-se em consideração, no entanto, toda a estrutura (adutora, bomba de captação, projetos etc) que envolve a nova ETA Central, os serviços já atingem o total concluído de 80,6%.

Com a nova unidade, que irá modernizar o sistema utilizado hoje na cidade, será possível atingir uma vazão de até 700 litros por segundo, o que representa praticamente o dobro da capacidade de tratamento de água atual (de 400 l/s) no município.

Até o momento, já foram registradas as seguintes etapas: instalação de canteiro de obras; conclusão do remanejamento das tubulações de entrada e saída da atual ETA (ETA 1); conclusão do movimento de terras do bloco hidráulico, da desinfecção, do prédio administrativo e dos tanques de produtos químicos da nova ETA Central (corte, aterro, nivelamento e compactação); conclusão da fundação da nova ETA Central (724 estacas); e conclusão da estrutura da Estação de Tratamento de Lodo (ETL), bloco hidráulico e prédio administrativo.

Atualmente, estão em andamento: a execução da superestrutura da desinfecção, elevatória de água tratada e produtos químicos; e a execução do acabamento do prédio administrativo (telhado, instalação das portas e janelas, elétrica e hidráulica predial e colocação dos pisos).

A nova ETA Central está sendo construída na Praça Roberto Gomes Pedrosa – área pertencente à SAAE, conforme Decreto nº 8.181/17, portanto integra o terreno onde já se encontra o reservatório de distribuição de água e demais equipamentos.

Fernando Lorenzetti

Fernando Lorenzetti

Fenando Lorenzetti é Jornalista, profissional de mídia, colaborador dos mais importantes veículos de Imprensa do país. Fez sucesso com seu programa na Rede Bandeirantes de TV. Mantém contato diário, como informante, colaborador dos mais prestigiados articulistas e editores do país. Atua em redes sociais e desponta no mercado editorial, de revistas, com circulação no segmento de condomínios. Por 10 anos assinou uma página no jornal Diário do Povo, em Campinas, e página dupla central na revista Metrópole do Correio Popular. Atuou no Jornal da Cidade de Jundiaí e Jornal da região . Além de colaborador da Folha Sudeste, encarte da Folha e Veja Interior. Pilotou o programa de TV "Festa, com Fernando Lorenzetti. O jornalista também é corresponde de veículos internacionais.