Nova unidade irá modernizar o sistema e dobrar a capacidade de tratamento de água no município
A nova Estação de Tratamento de Água (ETA) de Atibaia segue em construção no Centro da cidade, na sede da SAAE – Saneamento Ambiental de Atibaia, e, no momento, 80% das obras já estão concluídas. Levando-se em consideração, no entanto, toda a estrutura (adutora, bomba de captação, projetos etc) que envolve a nova ETA Central, os serviços já atingem o total concluído de 80,6%.
Com a nova unidade, que irá modernizar o sistema utilizado hoje na cidade, será possível atingir uma vazão de até 700 litros por segundo, o que representa praticamente o dobro da capacidade de tratamento de água atual (de 400 l/s) no município.
Até o momento, já foram registradas as seguintes etapas: instalação de canteiro de obras; conclusão do remanejamento das tubulações de entrada e saída da atual ETA (ETA 1); conclusão do movimento de terras do bloco hidráulico, da desinfecção, do prédio administrativo e dos tanques de produtos químicos da nova ETA Central (corte, aterro, nivelamento e compactação); conclusão da fundação da nova ETA Central (724 estacas); e conclusão da estrutura da Estação de Tratamento de Lodo (ETL), bloco hidráulico e prédio administrativo.
Atualmente, estão em andamento: a execução da superestrutura da desinfecção, elevatória de água tratada e produtos químicos; e a execução do acabamento do prédio administrativo (telhado, instalação das portas e janelas, elétrica e hidráulica predial e colocação dos pisos).
A nova ETA Central está sendo construída na Praça Roberto Gomes Pedrosa – área pertencente à SAAE, conforme Decreto nº 8.181/17, portanto integra o terreno onde já se encontra o reservatório de distribuição de água e demais equipamentos.