Em Jundiaí, Novo conquista a vice-prefeitura, com Ricardo Benassi
Benassi, deputada Adriana e Martinelli
O presidente do partido Novo, em Jundiaí, Luiz Biondi, é uma daqueles inconformados que surgem com a política. Cansado de tudo que havia, entre PSDB, PSB, PT, etc, desde 2015 o Novo chamou a atenção do empresário, que motivado participou de diversas reuniões e eventos. Começou então uma peregrinação pela Internet com o intuito de se filiar, o que acabou acontecendo em 2018.
A ideia do Novo para a Terra da Uva é a de uma administração moderna, enxuta e mais eficiente; “Fazer mais com menos gastos”, lembra Biondi, que conta com o apoio do vice-prefeito eleito, Ricardo Benassi.
A parceria com o prefeito eleito, Gustavo Martinelli ( União), ocorreu durante um encontro, no hotel Serra, no final do ano passado. Convidado para a reunião promovida por Gustavo, (que na data manifestou motivação para ser candidato a prefeito), muitos dos presentes apontaram o nome ideal para vice, que no caso seria o do empresário Ricardo Benassi.
Biondi assumiu a presidência do Novo com uma missão importante. Tornar a chapa competitiva e potencializar os planos de renovação junto à prefeitura de Jundiaí, missão praticamente impossível, uma vez que as lideranças de oposição, de fato, são respeitadas e poderosas, caso de Miguel Haddad e Luiz Fernando Machado, atual prefeito. Ou seja, daria uma “briga boa”, como de fato aconteceu. Um dos pontos à favor, – e foi onde o Novo se destacou, se deu no ambiente das redes sociais, formato de eventos que logo de cara, na convenção, impressionou, além do jingle e conteúdos digitais bem feitos, com uma equipe nova no front das ruas.
Novo reuniu seus caciques no hotel Bourbon, em Atibaia
Ricardo Salles, afirmou para a reportagem, durante o evento no Bourbon, que irá tentar uma vaga ao senado. No caso em comento, “com grandes chances”, segundo o prestigiado e poderoso sindicalista e ex-deputado federal, Roberto Santiago, que inclusive mora em Atibaia. “Até porque Mara Gabrieli e Giordano não serão candidatos, o que abre caminho para Salles”, concluiu.
O foco do Partido Novo é centralizar suas atenções em Jundiaí. A cogitação para lançar candidatos à Câmara e Assembléia está em segundo plano. Não há discussão sobre o assunto. A ideia é ter Ricardo Benassi como braço direito do prefeito eleito, durante todo o tempo, conforme amplamente reiterado nas redes sociais da campanha. Porém, o encontro do hotel Bourbon foi justamente o de discutir a cláusula de barreira, como um dos tópicos. Biondi acredita que Jundiaí, pode se tornar modelo do Partido Novo para São Paulo, inclusive como referência nacional, tendo em vista a importância da cidade.
Ricardo Benassi uma estrela em ascensão
Acima, o vice-prefeito eleito Ricardo Benassi, Novo, e o prefeito eleito Gustavo Martinelli, União Brasil.
O sucesso da dupla de casais, na eleição, foi tão grande, que ninguém esperava tanta sinergia, assim como tanto voto nas urnas. A diferença no primeiro turno foi de dez mil em desfavor de Gustavo e Benassi. E virou para cerca de 40 mil votos a favor. Em parte a população entendeu a mensagem das duas esposas, que participaram freneticamente da campanha. São duas dentistas que, com discurso afiado, motivaram toda a ala feminina. Já o empresário Ricardo Benassi é de uma família icônica em Jundiaí, conhecida nacionalmente através da grife Benassi, que distribui frutas. O clã Benassi já chegou a ter 5 mil funcionários, e é tido como uma potência ligada ao agro. O tio de Ricardo, André Benassi, que fez administrações modelo, foi prefeito em Jundiaí e foi deputado federal e nunca teve seu nome envolvido em qualquer tipo de embaraço.
Van Haten e Ricardo Benassi