Notícias

Prefeitura de Atibaia adere a programa TODAS in-Rede para mulheres com deficiência

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
Email

Cerimônia de lançamento ocorreu nesta sexta-feira (11) no Cine Itá com presença da secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão

A Prefeitura de Atibaia realizou nesta sexta-feira (11) assinatura de adesão ao programa TODAS in-Rede promovido pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo. O evento no Cine Itá Cultural contou com as presenças do prefeito Emil Ono, da secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, e de outras autoridades.

O Programa TODAS in-Rede visa promover o empoderamento e a emancipação das mulheres com deficiência no Estado de São Paulo, favorecendo a melhoria da qualidade de vida e a inclusão social. Por meio do programa serão desenvolvidos cursos, campanhas educativas, rede de apoio e mobilização das mulheres com deficiência para garantir os quatro pilares do TODAS in-Rede: Trabalho, Renda e Autonomia Econômica; Direitos afetivos, sexuais e reprodutivos; prevenção à violência e empoderamento, autoestima e liderança.

Durante o evento, a secretária estadual Célia Leão anunciou que Atibaia receberá recurso do Estado para o Cidade Acessível, no valor de R$ 250 mil, para adaptar mil metros de calçadas acessíveis com piso tátil e também a doação de uma van adaptada com lugar para 3 cadeirantes e mais 7 lugares, adaptada para pessoas com deficiência. Estiveram presentes na cerimônia atletas da APA – Associação Paradesportiva de Atibaia, membros do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, usuários da Residência Inclusiva e do CAPS.

A Prefeitura de Atibaia tem concedido atenção especial às pessoas com deficiência. No final de janeiro, a cidade recebeu o 1º Encontro Regional da Pessoa com Deficiência, que discutiu políticas públicas voltadas para o atendimento da pessoa com deficiência. Também neste ano o município decidiu criar o Centro de Intermediação em Libras de Atibaia (CILA), que oferece uma rede de intermediação entre o munícipe surdo, o intérprete e o servidor municipal na prestação de serviços públicos.

Por meio da Secretaria e Assistência e Desenvolvimento Social, Atibaia criou em 2021 um sistema de mapeamento das pessoas com deficiência na cidade, com o objetivo de planejar ações voltadas aos desafios encontrados no dia a dia e melhorias dos serviços públicos.

Segundo a Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência (www.basededados.sedpcd.sp.gov.br), as pessoas com deficiência de Atibaia e região somam aproximadamente 32 mil (estimativa 2021). Desse total, 40% são pessoas com deficiência visual, 28% com deficiência física, 17% com deficiência intelectual e 15% com deficiência auditiva. Com maior presença feminina, são mais de 18 mil mulheres com deficiência na região em comparação com os mais de 14 mil homens com deficiência. print

Fernando Lorenzetti

Fernando Lorenzetti

Fenando Lorenzetti é Jornalista, profissional de mídia, colaborador dos mais importantes veículos de Imprensa do país. Conta com mais de 250 mil seguidores em suas redes sociais e possui dezenas de grupos nas cidades da região de Campinas. Mantém contato diário, como informante, colaborador dos mais prestigiados articulistas e editores do país. Atua em redes sociais e desponta no mercado editorial, de revistas, com circulação no segmento de condomínios. Por 10 anos assinou uma página no jornal Diário do Povo, em Campinas, e página dupla central na revista Metrópole do Correio Popular. Atuou no Jornal da Cidade de Jundiaí e Jornal da região . Além da Folha Sudeste e Veja Interior. Pilotou o programa de TV " Festa, com Fernando Lorenzetti ", na Band, Rede Bandeirantes de Televisão por mais de uma década, sendo líder de audiência, e foi apesentador de TVs do seguimento News. O jornalista está no Instagran: @lorenzetti_fernando e em todas as demais redes sociais.