Anuário 2023 das Cidades Mais Seguras do Brasil é fundamentado em dados do IBGE e do Ministério da Saúde
Notícias, novidades

Atibaia está entre as 10 cidades mais seguras do Estado

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
Email

Anuário 2023 das Cidades Mais Seguras do Brasil é fundamentado em dados do IBGE e do Ministério da Saúde

O anuário 2023 das Cidades Mais Seguras do Brasil apontou que Atibaia está entre os 10 municípios mais seguros do Estado de São Paulo, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), do Ministério da Saúde, em mais uma evidência de que Atibaia trata a segurança de sua população como prioridade.

O ranking considera as cidades com mais de 100 mil habitantes, e Atibaia está em 9º lugar na classificação estadual, com 5,7, tendo como indicador principal a quantidade de assassinatos por 100 mil habitantes. Para calcular o índice, foram analisados os dados dos 1,5 milhão de óbitos ocorridos em 2022 consolidados no Painel de Monitoramento da Mortalidade da SVSA.

No ranking geral do Brasil, o Estado de São Paulo ficou na 2ª colocação, com 11,3, atrás apenas de Santa Catarina. Para efeito de comparação, o índice de Atibaia foi metade do número registrado pelo Estado.

Atibaia possui um esquema sólido de segurança, com várias medidas e investimentos nos últimos anos, incluindo o aumento do patrulhamento pela Guarda Civil Municipal, ações do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), ampliação de câmeras de monitoramento urbano e implementação da Muralha Digital, que conta com o COI – Centro de Operações e Inteligência, um sistema de monitoramento capaz de demonstrar, em segundos, centenas de informações referentes aos veículos que circulam pela cidade e que tem ajudado a elucidar crimes.

Em 2022, a Prefeitura também colocou em funcionamento 26 totens de segurança espalhados pelo município em locais como escolas, praças e ruas, munidos de câmeras de monitoramento e integração direta com o sistema da Guarda Municipal, com o objetivo de inibir e registrar a ocorrência de delitos, outro importante sistema eletrônico para fortalecer a segurança.

Todas essas iniciativas fizeram de Atibaia uma cidade vigiada e uma referência. Autoridades de outros municípios têm visitado a Capital Nacional do Morango para conhecer o sistema de segurança.

A elaboração do anuário 2023 das Cidades Mais Seguras do Brasil é de responsabilidade da MySide, empresa especializada em serviços e tecnologia com a missão de ajudar pessoas que buscam comprar um imóvel. Para este estudo, os dados primários foram extraídos da compilação meticulosa do Ministério da Saúde dos atestados de óbito de todas as mortes registradas no Brasil em 2022. Com essas fontes robustas, foi feito o cruzamento de várias bases de dados tanto do Instituto quanto do Ministério, informou a empresa.

Fernando Lorenzetti

Fernando Lorenzetti

Fenando Lorenzetti é Jornalista, profissional de mídia, colaborador dos mais importantes veículos de Imprensa do país. Conta com mais de 250 mil seguidores em suas redes sociais e possui dezenas de grupos nas cidades da região de Campinas. Mantém contato diário, como informante, colaborador dos mais prestigiados articulistas e editores do país. Atua em redes sociais e desponta no mercado editorial, de revistas, com circulação no segmento de condomínios. Por 10 anos assinou uma página no jornal Diário do Povo, em Campinas, e página dupla central na revista Metrópole do Correio Popular. Atuou no Jornal da Cidade de Jundiaí e Jornal da região . Além da Folha Sudeste e Veja Interior. Pilotou o programa de TV " Festa, com Fernando Lorenzetti ", na Band, Rede Bandeirantes de Televisão por mais de uma década, sendo líder de audiência, e foi apesentador de TVs do seguimento News. O jornalista está no Instagran: @lorenzetti_fernando e em todas as demais redes sociais.