Ranking foi divulgado pelo Anuário 2023 de Cidades Mais Seguras do Brasil Os investimentos constantes em segurança pública estão trazendo
Notícias, novidades

Bragança Paulista é a 10ª cidade mais segura do Estado de São Paulo

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
Email

Ranking foi divulgado pelo Anuário 2023 de Cidades Mais Seguras do Brasil

Os investimentos constantes em segurança pública estão trazendo resultados positivos para Bragança Paulista: cidade é a 10ª mais segura do Estado de São Paulo segundo o Anuário 2023 de Cidades Mais Seguras do Brasil, elaborado pela MySide.

Levando-se em consideração dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e do Ministério da Saúde, Bragança Paulista figura com índice de 6,2 assassinatos a cada 100 mil habitantes, o que a coloca entre as 10 cidades mais seguras de todo o Estado.

O período de referência para a elaboração do ranking é o ano de 2022 e foram consideradas todas as cidades com mais de 100 mil habitantes. A metodologia de classificação estatística dos dados de mortalidade foi o CID-10 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde), elaborado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Os investimentos na segurança de Bragança Paulista são constantes e nossa Guarda Civil Municipal tem efetuado um trabalho exemplar. Já investimos em contratação de novos GCMs, em treinamento, armamentos, novas viaturas e monitoramento por câmeras. E continuaremos trabalhando para que os bragantinos se sintam cada vez mais seguros”, ressaltou o Prefeito Prof. Amauri Sodré sobre o resultado.

A MySide é uma empresa especializada em tecnologia e serviços no setor imobiliário e realiza levantamentos e estudos para dar mais transparência aos interessados em compras de imóveis. Bragança Paulista tem sido um dos destinos procurados por quem busca tranquilidade e qualidade de vida justamente porque tem mostrado ser segura para se viver. O setor imobiliário aquecido com novos empreendimentos também mostra a confiança para se investir no município.

MAIS SEGURANÇA PÚBLICA

Nos últimos anos, a área de Segurança Pública do município evoluiu muito, com investimentos em viaturas, fardamento, requalificação profissional, armamento, contratação de profissionais, convênios assinados de videomonitoramento, Detecta, criação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), que unifica os trabalhos entre as forças de segurança, entre outras ações.

O GGI, implantado em abril de 2019, tem sido fundamental para que as forças de segurança façam um trabalho integrado e o município alcance índices positivos, como queda dos crimes violentos.

A Prefeitura de Bragança Paulista também continua investindo na Guarda Civil Municipal, que conta com equipes de patrulhamento motorizado de forma setorizada com equipes de apoio do Grupo de Operações com Cães (GOC), Grupamento Montado de Cavalaria (GAM), equipe de Ronda Ostensiva com Motocicleta (ROM), Guarda Ambiental, Guardiã Maria da Penha, Defesa Civil e Monitoramento.

A GCM conta ainda com Base Móvel, para auxiliar no trabalho de proteção à população do município em ações como as que são realizadas pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI).

Seguindo com as ações de aperfeiçoamento e treinamento da Guarda Civil Municipal, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil, realiza diversos treinamentos para os agentes da GCM.

Outro exemplo de investimento é o sistema de monitoramento por câmeras. Todas as 75 escolas municipais e 4 unidades da Secretaria Municipal de Educação contam com essa importante ferramenta na segurança da comunidade escolar.

Além das câmeras de monitoramento, as escolas também contam com o Botão de Pânico, similar a um pequeno controle remoto que, ao ser acionado, emite um alerta para a Central de Monitoramento da Guarda Civil Municipal de Bragança Paulista avisando que algo perigoso está acontecendo na escola. O dispositivo fica em poder do responsável de cada unidade.

Todos os prédios públicos do município também já receberam câmeras de monitoramento e agora, estão em fase de instalação as câmeras em locais abertos, como praças, ruas, avenidas e logradouros públicos.

Todas as imagens são monitoradas pelo COI (Centro de Operações Integradas), da Guarda Civil Municipal. Os GCMs fazem a análise em tempo real de todas as câmeras instaladas no município, o que colabora com ações mais rápidas e efetivas, proporcionando mais segurança aos cidadãos bragantinos.

ATLAS DA VIOLÊNCIA

Pelo Atlas da Violência de 2021, Braqança Paulista é a 10ª cidade mais segura do Brasil para se viver. Ainda não foram divulgados os dados mais atualizados e o Atlas de 2023 será apresentado em breve.

Pelo Atlas, a taxa de mortes por causas violentas é de 7,8 por 100 mil habitantes, muito abaixo da média nacional do Ranking do CLP (Centro de Liderança Pública), que é de 32,9. E não é só nesse índice que a cidade se destaca.

Guarda Civil Municipal (8)
Guarda Civil Municipal- Foto Arquivo SECOM (1)
Fernando Lorenzetti

Fernando Lorenzetti

Fenando Lorenzetti é Jornalista, profissional de mídia, colaborador dos mais importantes veículos de Imprensa do país. Conta com mais de 250 mil seguidores em suas redes sociais e possui dezenas de grupos nas cidades da região de Campinas. Mantém contato diário, como informante, colaborador dos mais prestigiados articulistas e editores do país. Atua em redes sociais e desponta no mercado editorial, de revistas, com circulação no segmento de condomínios. Por 10 anos assinou uma página no jornal Diário do Povo, em Campinas, e página dupla central na revista Metrópole do Correio Popular. Atuou no Jornal da Cidade de Jundiaí e Jornal da região . Além da Folha Sudeste e Veja Interior. Pilotou o programa de TV " Festa, com Fernando Lorenzetti ", na Band, Rede Bandeirantes de Televisão por mais de uma década, sendo líder de audiência, e foi apesentador de TVs do seguimento News. O jornalista está no Instagran: @lorenzetti_fernando e em todas as demais redes sociais.