Notícias

Atibaia realiza mutirão de exames de colonoscopia e endoscopia

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
Email

Serão realizadas 2.000 endoscopias e 1.500 colonoscopias ao longo do período de 12 meses, sendo 600 exames até o final do ano     

Atibaia realiza mutirão de exames de colonoscopia e endoscopia

Atibaia iniciou neste mês de outubro uma série de exames de colonoscopia e endoscopia que serão realizados ao longo dos próximos meses, em mais uma iniciativa que busca zerar a fila de procedimentos de saúde no município e intensificar a prevenção, detecção e tratamento de doenças ou eventuais anormalidades no organismo.

Serão realizadas 2.000 endoscopias e 1.500 colonoscopias ao longo do período de 12 meses, sendo 600 exames até o final do ano, informou a Secretaria de Saúde de Atibaia, em uma ação importante para acelerar e zerar a fila destes procedimentos.

Endoscopia e colonoscopia são exames para investigação de doenças no sistema digestório. A endoscopia é capaz de identificar sinais de uma série de doenças muito comuns do trato digestório, como gastrites, esofagites e refluxo gastroesofágico, além de ajudar no diagnóstico de doenças mais graves, como hérnia de hiato e câncer de estômago. Já a colonoscopia é o principal exame recomendado pelos médicos para rastrear e prevenir o câncer colorretal, tumores que afetam o cólon (parte central do intestino grosso) e o reto (parte final do intestino grosso).

A Secretaria Municipal de Saúde vem trabalhando para reduzir a fila de espera de exames e consultas em Atibaia. Desde o ano passado, estão ocorrendo mutirões de diversos exames, procedimentos como vasectomia, laqueadura e colecistectomia, além de cirurgias.

Fernando Lorenzetti

Fernando Lorenzetti

Fenando Lorenzetti é Jornalista, profissional de mídia, colaborador dos mais importantes veículos de Imprensa do país. Fez sucesso com seu programa na Rede Bandeirantes de TV. Mantém contato diário, como informante, colaborador dos mais prestigiados articulistas e editores do país. Atua em redes sociais e desponta no mercado editorial, de revistas, com circulação no segmento de condomínios. Por 10 anos assinou uma página no jornal Diário do Povo, em Campinas, e página dupla central na revista Metrópole do Correio Popular. Atuou no Jornal da Cidade de Jundiaí e Jornal da região . Além de colaborador da Folha Sudeste, encarte da Folha e Veja Interior. Pilotou o programa de TV "Festa, com Fernando Lorenzetti. O jornalista também é corresponde de veículos internacionais.