Notícias, novidades

Atibaia terá Parque Temático do Morango

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
Email

Espaço lúdico e sensorial, tecnológico e sustentável, será construído junto ao Parque da Usina após investimento conjunto do Estado e do Município

Graças a uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado de São Paulo, Atibaia, a Capital Nacional do Morango, ganhará um parque temático do morango, espaço lúdico e sensorial, tecnológico e sustentável, que será construído junto ao Parque da Usina.

Recentemente, em agenda no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo Paulista, em São Paulo, aconteceu a assinatura do convênio entre a Prefeitura de Atibaia e o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos – DADETUR, para o repasse dos recursos que serão destinados ao incremento do Turismo em Atibaia. O espaço será implantado no bairro da Usina após investimento de R$ 7,8 milhões do Governo Estadual e de R$ 2,6 milhões da Administração Municipal.

Cidade do Morango_2

Atibaia é referência no cultivo do morango, tendo sido reconhecida, em 2022, como Capital Nacional do Morango. O município foi o primeiro no Brasil a receber a certificação da PIMO – Produção Integrada de Morango – da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), um processo que objetiva racionalizar o uso de agrotóxicos, estimular o equilíbrio do ecossistema e manter a qualidade e a segurança dos produtos.

Cercada pela Serra da Mantiqueira, Atibaia é uma das maiores produtoras de morango do país e a maior do Estado de São Paulo, contando com clima e solo propícios para o cultivo do fruto. E a cultura do morango desempenha um papel crucial na geração de empregos e de renda para diversas famílias do município, tanto que na cidade há duas grandes festas agrícolas que destacam o morango: a “Festa de Flores e Morangos de Atibaia”, realizada pela Associação Hortolândia, com apoio da Prefeitura; e a “Festa do Morango de Atibaia e Jarinu”, com realização da Associação dos Produtores de Morangos e Hortifrutigranjeiros de Atibaia, Jarinu e Região, em conjunto com as prefeituras de Atibaia e de Jarinu.

A Prefeitura ainda mantém em Atibaia o Programa de Revitalização da Cultura do Morango, responsável por promover boas práticas agrícolas na produção do fruto, além de reproduzir mudas no Viveiro Municipal para distribuição aos pequenos produtores familiares do município. Conforme a Secretaria Municipal de Agricultura, cerca de 140 mil mudas foram distribuídas somente em 2023.

Fernando Lorenzetti

Fernando Lorenzetti

Fenando Lorenzetti é Jornalista, profissional de mídia, colaborador dos mais importantes veículos de Imprensa do país. Conta com mais de 250 mil seguidores em suas redes sociais e possui dezenas de grupos nas cidades da região de Campinas. Mantém contato diário, como informante, colaborador dos mais prestigiados articulistas e editores do país. Atua em redes sociais e desponta no mercado editorial, de revistas, com circulação no segmento de condomínios. Por 10 anos assinou uma página no jornal Diário do Povo, em Campinas, e página dupla central na revista Metrópole do Correio Popular. Atuou no Jornal da Cidade de Jundiaí e Jornal da região . Além da Folha Sudeste e Veja Interior. Pilotou o programa de TV " Festa, com Fernando Lorenzetti ", na Band, Rede Bandeirantes de Televisão por mais de uma década, sendo líder de audiência, e foi apesentador de TVs do seguimento News. O jornalista está no Instagran: @lorenzetti_fernando e em todas as demais redes sociais.