Notícias

Piscinão da Av. Alberto Diniz evita segunda enchente do ano no Jardim Califórnia

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
Email

Sistema está retendo a água que iria inundar as ruas do bairro caso não houvesse essa importante obra

Piscinão da Av. Alberto Diniz evita segunda enchente do ano no Jardim Califórnia

O Piscinão instalado na Avenida Alberto Diniz já mostrou sua eficiência mais de uma vez este ano. A chuva intensa da última madrugada (27/12) não causou transtornos na região do Jardim Califórnia graças à bacia de contenção instalada pela Prefeitura de Bragança Paulista. Caso o piscinão não tivesse sido construído, todo o volume de água se concentraria nas ruas do bairro.

O “Piscinão Califórnia” tem mostrado ser um mecanismo importante de contenção, evitando alagamentos na região do Jardim Califórnia, Vila Malva e ao longo do Ribeirão Califórnia e do Ribeirão Lavapés. As chuvas intensas entre novembro e dezembro estão testando o sistema, que tem funcionado como grande aliado no combate às enchentes na região, servindo para deter as cheias e evitando que os ribeirões transbordem.

De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil, até a manhã de 27/12 Bragança Paulista registrou um total de 342,40 mm de chuva. O volume é 112,4% superior à média de 2021, quando choveu 161,02 mm no mês inteiro. Somente dezembro de 2020 teve média maior que este ano, ficando em 393 mm (caso a chuva continue até dia 31/12, é possível alcançar ou ultrapassar essa marca). Em 2019 foram 306,44 mm no último mês do ano. Em 2018, o total foi de 93,96 mm e em 2017, 113,06 mm.

O Prefeito Prof. Amauri Sodré destaca que um dos compromissos da atual Administração é acabar com as enchentes. “Já realizamos uma série de obras, como a implantação dos piscinões do Jardim Santa Helena e do Jardim Califórnia. Agora estamos finalizando o piscinão da Eusébio Savaio. Também fizemos obras de macrodrenagem, aumentando a canalização em áreas onde havia alagamentos. E o trabalho continua para que possamos solucionar esse problema em nosso município”.

CHUVA INTENSA EM NOVEMBRO

A chuva forte na madrugada de 28 de novembro comprovou que os investimentos feitos pela Prefeitura de Bragança Paulista para evitar enchentes estão funcionando. O “Piscinão Califórnia”, instalado na Avenida Alberto Diniz, ajudou a diminuir o volume de água recebido pelo Ribeirão Lavapés e evitou enchentes na região mais abaixo.

Somente a Avenida Alberto Diniz, no trecho do “Piscinão”, registrou acúmulo de água momentâneo na via devido ao alto volume de chuvas que causaram o transbordo do “Piscinão”, mas o equipamento foi capaz de reter 18 mil m3 de água. 

Piscinão Califórnia 02
Fernando Lorenzetti

Fernando Lorenzetti

Fenando Lorenzetti é Jornalista, profissional de mídia, colaborador dos mais importantes veículos de Imprensa do país. Conta com mais de 250 mil seguidores em suas redes sociais e possui dezenas de grupos nas cidades da região de Campinas. Mantém contato diário, como informante, colaborador dos mais prestigiados articulistas e editores do país. Atua em redes sociais e desponta no mercado editorial, de revistas, com circulação no segmento de condomínios. Por 10 anos assinou uma página no jornal Diário do Povo, em Campinas, e página dupla central na revista Metrópole do Correio Popular. Atuou no Jornal da Cidade de Jundiaí e Jornal da região . Além da Folha Sudeste e Veja Interior. Pilotou o programa de TV " Festa, com Fernando Lorenzetti ", na Band, Rede Bandeirantes de Televisão por mais de uma década, sendo líder de audiência, e foi apesentador de TVs do seguimento News. O jornalista está no Instagran: @lorenzetti_fernando e em todas as demais redes sociais.