Notícias

Prefeitura de Atibaia alerta contra abuso e exploração sexual de crianças

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
Email

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente faz campanha para que casos de violência sejam denunciados

18 de Maio é lembrado como Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, em homenagem à menina Araceli Crespo, de 8 anos, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973. Em Atibaia, a data é marcada por uma campanha liderada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condica) incentivando a denúncia de casos de violência.

Diariamente crianças e adolescentes são expostos a diversas formas de violência no país, e é fundamental que a sociedade se mobilize para proteger esses jovens. De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), no Brasil, uma criança ou adolescente é vítima de violência sexual a cada 15 minutos. A maioria dos casos acontece dentro de casa, e o agressor é conhecido ou alguém da família.

Cada um de nós é responsável por mudar essa realidade. É importante ficar atento, observar qualquer mudança nas reações de crianças e adolescentes, e não fechar os olhos. Se você testemunhar, souber ou suspeitar de violências sexuais, denuncie! O principal canal de denúncias é o Disque 100, mas é possível acionar Conselho Tutelar, Delegacia, Ministério Público e Centros de Referência de Assistência Social. O Disque 100 é um serviço telefônico de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violação de direitos humanos. As ligações são anônimas e o atendimento é 24 horas, todos os dias da semana.

O Condica realiza ações há mais de 10 anos em Atibaia no dia 18 de maio, em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e Organizações da Sociedade Civil, promovendo atividades e palestras nas escolas e a Marcha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Neste ano, assim como em 2020, devido à pandemia, a marcha não poderá acontecer, mas os conselheiros estão divulgando a campanha nas redes sociais, alertando para as situações de vulnerabilidade agravadas pelo isolamento social. print

Fernando Lorenzetti

Fernando Lorenzetti

Fenando Lorenzetti é Jornalista, profissional de mídia, colaborador dos mais importantes veículos de Imprensa do país. Fez sucesso com seu programa na Rede Bandeirantes de TV. Mantém contato diário, como informante, colaborador dos mais prestigiados articulistas e editores do país. Atua em redes sociais e desponta no mercado editorial, de revistas, com circulação no segmento de condomínios. Por 10 anos assinou uma página no jornal Diário do Povo, em Campinas, e página dupla central na revista Metrópole do Correio Popular. Atuou no Jornal da Cidade de Jundiaí e Jornal da região . Além de colaborador da Folha Sudeste, encarte da Folha e Veja Interior. Pilotou o programa de TV "Festa, com Fernando Lorenzetti. O jornalista também é corresponde de veículos internacionais.