O Ministério da Saúde anunciou nova ação para o enfrentamento das arboviroses, a vacinação contra a dengue. O imunizante foi incorporado e será aplicado, segundo o Ministério da Saúde, em algumas regiões estratégicas.
De São Paulo, os municípios endêmicos são: Arujá, Biritiba-Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano. Todos pertencentes a região do Alto do Tietê.
Até o dia 25 de janeiro, o município teve 370 notificações, 77 casos positivos de dengue, sendo 69 autóctones e 08 importados. É importante que a população colabore e faça a sua parte ao eliminar os criadouros.
Bragança Paulista segue com as ações de combate à dengue como visitas a casa a casa, bloqueio de controle de criadouros, visitas a Pontos Estratégicos e Imóveis Especiais, feira com entrega de folders e a fantasia do mosquito da dengue, ações educativas com palestras nas escolas municipais, arrastão de limpeza e atendimentos de denúncias de foco de dengue, bem como foi implantado o fluxograma de atendimentos nas UPA’s.
PROVIDÊNCIAS
1 – Confecção de folders;
2 – Confecção de faixas para colocar em locais estratégicos;
3 – Aquisição de testes rápidos (serão realizados de acordo com o critério médico);
4 – Nebulização veicular nas ruas;
5 – Nebulização costal em casas e/ou comércio com infestação de mosquito.